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Volkswagen Caminhões e Ônibus, Divulgação

Montadora fez apresentação oficial de dois modelos do e-Delivery nesta terça-feira

A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou oficialmente nesta terça-feira (13) as vendas em concessionários autorizados dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro do primeiro caminhão 100% elétrico, o novo VW e-Delivery, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Inicialmente oferecido nas versões de 11 e 14 toneladas de peso bruto total, o e-Delivery já chega às lojas com uma encomenda de peso: a Coca-Cola FEMSA Brasil adquiriu um lote de 20 unidades do modelo de 14 toneladas.

De acordo com Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em torno de 60 empresas já manifestaram o desejo de iniciar negociações para a compra do caminhão e aguardavam somente a apresentação oficial. Além da Coca, o executivo também informou que a JBS já fez o primeiro pedido. Para este ano, a fábrica de Resende já tem como demanda a entrega de 100 unidades do lote total de 1,6 mil adquiridas pela Ambev, primeiro cliente do modelo. O pedido da Coca também deve ser cumprido até o final do ano.

Integralmente desenvolvidos, testados e fabricados no Brasil, os modelos são o resultado de R$ 150 milhões em investimentos, o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação de um time formado por 150 engenheiros e técnicos brasileiros. “O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, comemorou.

Complementando a oferta de soluções de transporte com zero emissões, entra em ação o inédito e-Consórcio. Uma parceria com algumas das maiores empresas em eletromobilidade do mundo, que assegura comodidade e eficiência para o cliente do e-Delivery: da montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores. Pela primeira vez no país, um caminhão elétrico é oferecido numa solução de transporte completa.

Cortes confirmou que o preço do modelo é de 2,5 a 3 vezes maior do que um diesel tradicional. Mas assegurou que a significativa redução nos custos de operação e manutenção garante o retorno do investimento inicial mais elevado. Para o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas, Ricardo Alouche, este retorno pode se dar a partir do quinto ano de uso. “Com o tempo a rentabilidade cresce mais ainda”, reforçou.

VERSÃO 11 TONELADAS 4×2

O modelo mais leve da família elétrica da Volkswagen está equipado com um motor que entrega 300kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. Tem peso bruto total de 10.700 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.

VERSÃO 14 TONELADAS 6×2

Com calibração minuciosa para operações severas, seu motor também entrega 300kW e torque de 2.150Nm desde as primeiras rotações. A suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. Também é bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. Tem peso bruto total de 14.300 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 kg, a maior de sua categoria em elétricos do Brasil.

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