A Volvo Trucks começou a etapa de testes nos Estados Unidos com seus caminhões pesados elétricos, o Volvo VNR Elétrico, modelo produzido especificamente para o mercado norte-americano e equipado com tecnologias de eletromobilidade.
O novo veículo foi apresentado em um evento na concessionária TEC Equipment, na cidade de Fontana, na Califórnia, e serão colocados em fase de teste com operações comerciais reais em duas das maiores transportadoras deste mesmo estado: a Dependable Supply Chain Services e a NFI.
“Na América do Norte, o Volvo VNR Elétrico se tornará o modelo de caminhão ideal para curtas distâncias e trajetos regionais em distribuição urbana pesada, transporte de contêineres e outras aplicações em que veículos elétricos terão um forte progresso inicial”, afirmou a Volvo Trucks, em nota.
Caminhões pesados elétricos são resultados do projeto Lights
A fase de testes e demonstração do VNR elétrico é resultado do projeto Soluções Verdes de Baixo Impacto para Transportes Pesados da Volvo (Low Impact Green Heavy Transport Solutions – Lights, na sigla em inglês).
O Lights é uma colaboração entre 15 parceiros públicos e privados que buscam soluções para demonstrar a viabilidade de um transporte de cargas 100% elétrico em áreas urbanas e com alta densidade de trânsito nos Estados Unidos.
“O projeto Volvo Lights demonstra que, para todo o empreendimento funcionar, é necessário mais do que somente o caminhão. É preciso um ecossistema completo para emissões zero em transportes pesados”, diz Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “Só é possível realizar isso tendo uma meta comum, a colaboração totalmente integrada entre todas as partes interessadas e, todos juntos, concordarem em ser pioneiros”, destaca o executivo.
A primeira fase de produção em larga escala e oferta comercial dos novos caminhões pesados elétricos no mercado norte-americano será até o final deste ano. Recentemente, Volvo Trucks começou a atuar no mercado de caminhões elétricos para transporte urbano na Europa e apresentou na Suécia caminhões-conceito elétricos pesados para operações em construção civil e distribuição regional.