A Volvo apresentou na Europa sua nova geração de caminhões FH, FM e FMX. Com déficit em motoristas qualificados naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas, por isso, para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de caminhões pesados.
Os novos veículos têm novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança. “Nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios de nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores profissionais para dirigir”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
5 diferenciais dessa nova geração de caminhões Volvo
1- Nova interface para o motorista
A primeira novidade da geração de caminhões pesados Volvo é o painel, que vem inteiramente remodelado, com interface de informações moderna e intuitiva, que monitora todas as funções do caminhão.
Agora, os instrumentos são digitais e inseridos numa tela de 12 polegadas que facilita a visualização. O motorista controla todas as funções direto no volante, por controle de voz ou touchscreen. Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.
2- Melhorias na cabine
Com foco na segurança do motorista, a Volvo aplicou ainda melhorias nas cabines, aprimorando a visibilidade, ergonomia e diminuindo o nível de ruído interno.
O conforto foi aprimorado com um isolamento reforçado, que proporciona menos trocas térmicas com o exterior e menos ruídos. Além disso, uma unidade climatizadora, com filtro de carbono, garante a boa qualidade do ar em todas as condições.
O exterior dos caminhões também foi repaginado e ganhou novos faróis e nova grade. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine. As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente.
3- FM e FMX ganham nova cabine
A nova geração dos modelos FM e FMX europeus contam com cabines completamente repaginadas, com cerca de 1 m³ maior do que o modelo anterior, proporcionando mais conforto e melhorando a ergonomia do motorista. Além disso, elas facilitam a visibilidade, pois têm janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.
4- Segurança incomparável
A Volvo é reconhecida por aplicar em seus produtos inovações em segurança, e sua nova geração de caminhões conta com recursos inéditos que ajudam a evitar acidente.
- Ajuste Automático de Farol Alto: exclusividade Volvo em caminhões, esta função abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente, para evitar ofuscamento de outros motoristas.
- Piloto automático aprimorado: outra novidade é o piloto automático adaptativo, aprimorado para baixas velocidades (até 0 km/h). Em descidas, o piloto automático agora aciona automaticamente os freios para manter a velocidade constante.
- Reconhecimento de placas: a nova geração Volvo tem um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária. Por exemplo, avisos de placas de ultrapassagens proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos, também, no painel de instrumentos.
- Câmera de ponto cego: uma nova câmera fornece visão lateral complementar. Imagens projetadas no display secundário do painel ajudam o motorista a visualizar o ponto cego bem ao lado da cabine, um local que retrovisores não cobrem.
5- Motores eficientes
Economia com combustível e impactos ao meio ambiente são dois pontos sensíveis e decisivos no momento de adquirir um veículo novo, para transportadoras e motoristas. Pensando nisso, a Volvo apresentou sua nova geração com duas motorizações.
A primeira é o Motor a gás GNL. Em muitos países da Europa, o Volvo FH e o FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com um impacto muito menor.
Eles podem funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20%.
Além disso, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, que reduz as emissões de CO2 e traz economia de combustível.
Por enquanto, a nova geração dos modelos Volvo FH, FM e FMX é exclusividade da Europa e chega aos mercados daquele continente ainda em 2020. Não há previsão para a chegada dos novos modelos ao Brasil e América Latina.