Volkswagen amplia portfólio de ônibus urbanos

Fabricante apresenta três novos modelos de chassis de olho em potencial retomada do setor nos próximos anos.

Apesar das grandes dificuldades enfrentadas pelas empresas de ônibus urbanos durante a pandemia, as montadoras demonstram otimismo para os próximos anos. De acordo com estudo da NTU, entidade que congrega as empresas do setor, o prejuízo causado pela pandemia chega perto de 17 bilhões de reais.

A Volkswagen anunciou novidades em sua família de ônibus urbanos. Além dos modelos 17.230 ODS e 17.260 ODS, com suspensão pneumática e motor dianteiro, a empresa lançou os dois modelo mais leve, 15.190 ODS e o 10.160 OD e o que chamou de “superônibus”, o 22.280 ODS.

Os dois novos Volksbus 15.190 ODS e 22.280 ODS contam com motores dianteiros MAN e não precisam de Arla 32. “A VWCO tem um olhar especial às mudanças do mercado. É por isso que estamos trabalhando constantemente na modernização da linha Volksbus, que sempre foi sinônimo de inovação”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O Volksbus 22.280 ODS chega ao mercado para atender às demandas das grandes cidades que, naturalmente, precisam de veículos maiores. De acordo com a fabricante, o modelo conta com a maior capacidade técnica do segmento: o superônibus pode levar 22 toneladas, aproximadamente 115 passageiros, e seu encarroçamento pode alcançar 15 metros.

De olho na demanda, o modelo visa atender o aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais, reduzindo o custo operacional quando comparado com veículos maiores, como articulados. Essa redução se deve ao fato de que veículo consume menos combustível e tem custos reduzidos de manutenção.

O superônibus vem com a suspensão pneumática, motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas. Já seu irmão menor, o Volksbus 15.190 ODS chega ao mercado com soluções para operadores do transporte público em linhas alimentadoras. Também equipado com suspensão pneumática, o o chassis 15.190 ODS é equipado com motor MAN D08, com 186 cv e 700 Nm do torque e transmissão ZF de sete velocidades.
Com PBT de 15 toneladas, é indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento. O chassi é ideal para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midiônibus sob medida para linhas de fluxo intermediário, com menores intervalos entre os embarques.

Outra novidades é o micro-ônibus Volksbus 10.160 OD. A nova configuração do 10.160 OD foi desenvolvida em parceria com os encarroçadores e tem capacidade de transportar até 36 passageiros. Ele conta com motor de 162cv de potência, que entrega 600 Nm de torque, uma transmissão ZF S5 420 com cinco velocidades e um PBT de 10.000 Kg, o que possibilitou o aumento da capacidade de passageiros. Novas configurações de carrocerias estão em desenvolvimento e, em breve, também estarão disponíveis.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *