Segmento importante para o e-commerce e logística entre cidades, Leves é tranquilamente dominado pelos Delivery da Volks mas marcas chinesas começam a crescer
Mauro Cassane
Imagem, Divulgação
Com uma média anual de mais de 5 mil licenciamentos por ano, o segmento de caminhões leves, embora não tenha volumes expressivos, se destaca por atender especialmente demandas das grandes metrópoles em distribuição urbana, especialmente encomendas crescentes do e-commerce.
Ano passado esse segmento respondeu por 5.739 unidades emplacadas. Aqui o dono do pedaço é o Volkswagen Delivery 9.180, um caminhão pequeno e versátil que também é muito utilizado para logística entre cidades separadas por distâncias médias de 100 quilômetros.
Este modelo da Volks respondeu sozinho por mais de 40% das vendas neste segmento: foram 2.344 unidades licenciadas em 2024. Na segunda posição, com 27,58% vem o Mercedes-Benz Accelo 817, com volume de 1.583 unidades. Os demais fabricantes ficam com a terceira posição para trás mas com volumes muito reduzidos.
Por exemplo, nas terceira e quarta posições, ficam dois modelos diferentes da Iveco: a Daily 65-170 (392 unidades emplacadas) e o modelo Tector 9-190 (375 unidades). Hyundai, Foton e Jac emplacam modelos emplacaram modelos neste segmento e ficaram, respectivamente, com as sexta, sétima e oitava posição entre os 10 modelos mais vendidos.
O modelo HD 80, da Hyundai, fechou o ano passado com 154 unidades comercializadas, já o Foton Aumark S 715 emplacou 129 veículos e o Jac IEV 1200 T fez 119 emplacamentos. Mas na nona colocação vem outro Foton, modelo Aumark S 916, com com 78 unidades ficando à frente do VW Delivery 9.170 que fechou ano passado com 60 unidades comercializadas.