eActros e eCanter chamam a atenção dos frotistas que buscam opções viáveis para atender demandas da Pauta ESG

   Mauro Cassane.  

Mercedes-Benz, Divulgação

São generosas as dimensões do estande da Mercedes-Benz na Fenatran. E, como suas concorrentes, igualmente lotado de clientes e curiosos. Muitos clientes fazendo negócios na hora. A maioria dos caminhões expostos já exibe placa de “vendido”.

Dois produtos, no entanto, se destacam não exatamente por cores chamativas ou ostentando as vestimentas de “edição especial”, mas unicamente porque podem contribuir para que frotistas possam garantir que estão operando com o tão procurado “carbono zero”.

Os modelos apresentados, eActros e eCanter são os mais visitados por quem, de fato, busca negócios na Fenatran. Evidentemente que a versão mais completa do Actros, batizada de “Evolution”, também ganhou a devida atenção e muitas unidades já foram comercializadas no evento.

Já antecipamos as novidades que abrangem todas as famílias de caminhões da marca: Actros Evolution, Actros Estrela Delas, Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica, Arocs 4051 8×4 madeireiro, Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 para os segmentos de caminhões leves e médios.

Na parte externa do evento, os clientes fazem fila para dirigir o Actros Evolution 2553 6×2 e o Accelo 1117. Mas é preciso paciência para esperar na fila a oportunidade de dar uma volta ao volante do oriental eCanter, da Fuso, veículo elétrico à bateria.

Por enquanto os modelos elétricos serão importados. O eActros é produzido na Alemanha e o eCanter no Japão e em Portugal. Os modelos eActros 300 e eActros 400 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas.

Contudo, o leve eCanter é uma solução para o transporte urbano. Os testes começarão em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Coca-Cola Femsa Brasil (Distribuição de Bebidas), Expresso Nepomuceno (Transporte e Logística), RD Saúde (produtos farmacêuticos), Suzano (papel e celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza), que utilizarão os caminhões elétricos em suas rotinas operacionais.

“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: liderar o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Estamos muito animados para esta jornada ao lado de grandes parceiros do transporte”, disse o presidente da Mercedes. “Aliás, nós já temos experiência no Brasil com eletrificação em ônibus no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA. Nós vamos aproveitar essa expertise para o universo dos caminhões. E o time global de e-mobility da Daimler Truck unirá forças conosco”.

 


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