Lançado pela Mercedes-Benz em março deste ano, modelo esbanja conforto e performance

 Por Mauro Cassane  

 A maior e mais luxuosa van do mercado é a Sprinter 517 com capacidade para levar 20 passageiros. Todos com direito a banco reclinável. E ar-condicionado digital que funciona perfeitamente bem em todo amplo salão de passageiros. Parece um microônibus. Tem 7,367 metros de comprimento do parachoque traseiro ao dianteiro. A versão é novidade. Chegou em março deste ano às concessionárias da marca. O preço, dependendo do ICMS, vai variar na faixa entre 377 e 383 mil reais.  

É um veículo especial e nichado. Funciona na medida para turismo receptivo de alta qualidade ou, ainda, transporte Premium de passageiros. A Mercedes-Benz oferece cinco versões do modelo. Todas com teto alto e rodado duplo traseiro. As dimensões chamam a atenção: da roda ao teto são quase três metros. No interior, na área de passageiros, do teto ao piso, a altura chega a 1,84 metro.  

Do lançamento até agora os números de vendas ainda não deixaram a equipe comercial da fábrica satisfeita: apenas 17 unidades do modelo foram comercializadas no País. Considerando, claro, retração do mercado em todos os segmentos neste ano. Mas há potencial para resultados mais significativos. Ainda é um produto a ser descoberto.  

Avaliamos a versão topo de linha. A mais sofisticada. E é, sem dúvida, um veículo que faz jus ao estilo Mercedes-Benz de se fazer carros. É bom deixar bem claro, a linha de vans e furgões da marca está muito mais próxima dos automóveis do que dos caminhões e ônibus. Inclusive a divisão de vans e furgões é cuidada pela área de automóveis.  

A Linha 2023, que trouxe a versão 517, chegou com nova motorização. Todos os modelos são equipados com motor OM654 CDI, propulsor que trabalha com quatro cilindros, 2 litros e que já estava na Sprinter Street 315 (a mais compacta e urbana).  Na 517 o novo engenho conta com 170cv e torque elevado, de 40,8kgfm. Rodamos 240 km com ela (140 km dentro da cidade de São Paulo e 100 km por estradas). 

No centro urbano a 517 se comporta muito bem. A despeito de ser longa, a manobrabilidade é fácil e amigável. Tem câmera de ré, mas é um pouco acanhada e a imagem não é muito boa, porém ajuda bastante na hora de fazer baliza e estacionar. Os sensores ao redor oferecem mais segurança sinalizando com alerta sonoro e visual no painel, alguma aproximação muito perigosa de outros veículos. O ponto forte na condução, notoriamente, é o trem-de-força, conjunto harmônico entre o novo motor e transmissão manual ZF de 6 velocidades.  

No para-e-anda da cidade, a condução é muito serena mas com boa dinâmica. A Sprinter é ágil, acelera fácil, anda ligeira e não fica sacolejando sem motivo. Dirigindo nem parece que você está em uma van com dimensões próximas ao microônibus. A alavanca de câmbio, muito bem posicionada no cockpit, entrega trocas curtas e suaves, com respostas rápidas do motor. Sabendo dirigir, com ar-condicionado ligado, o conforto é muito bom tanto para o motorista quanto para os passageiros. Mesmo sentando-se nos bancos sobre o eixo traseiro, cuja suspensão é rígida com molas parabólicas e amortecedores hidráulicos, o passageiro viaja tranquilo sem solavancos (inclusive ao passar por lombadas ou piso irregular).  

A direção elétrica também contribuiu para uma tocada  confortável. E o silêncio interno vale nota máxima. Dá para ligar o som na frente e curtir viagem sem nem sequer notar o motor a diesel trabalhando. Andamos com seis passageiro mais o motorista. Todos viajaram com elogios ao conforto. Com lotação máxima é possível encostar cotovelos. Mas, ainda assim, nada de viajar espremido. Os bancos são largos e há boa distância entre as fileiras.  

A Sprinter 517 20+1, certamente, é uma van diferenciada no mercado nacional. Acelera como carro, para como caminhão (isso é um elogio). O sistema de freio hidráulico a disco em todas as rodas provou ser eficiente até mesmo para paradas mais emergenciais e bruscas. Testamos uma freada emergencial a 45 km/h e o carro travou em apenas três metros. O Assistente Ativo de Frenagem colabora com a eficiência nesses casos.  

Outro item indispensável é o Assistente de Partida em Rampa. É, atualmente, tecnologia bem comum até mesmo para carros de passeio. Mas, para vans, você valoriza muito esse recurso tecnológico (particularmente quando se trata de transmissão manual). 

 

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