Com sede no Rio de Janeiro, a Caprichosa Auto ônibus sempre acompanhou os avanços tecnológicos que foram surgindo para os ônibus urbanos de transporte coletivo. Em busca de inovações que a levassem a um novo patamar de desenvolvimento da sua frota, surgiu a ideia de ver qual seria o comportamento de uma transmissão totalmente automática em seus veículos.
Em parceria com a Allison Transmission, maior fabricante global de transmissões automáticas para veículos de serviços médios e pesados, o processo de adaptação e customização levou à instalação de duas transmissões automáticas da Série 3000 em dois chassis Mercedes-Benz, OF 1418 e OF 1722. No final de 2010, os dois ônibus começaram sua trajetória por bairros e municípios do Rio de Janeiro.
Os dois modelos foram montados a partir de chassis novos e tiveram o acompanhamento da engenharia da Allison durante todos os ajustes e desenvolvimentos que se fizeram necessários no decorrer da sua utilização diária. Os dois ônibus sempre trabalharam em rotas de trânsito pesado e, na medida do possível, foram conduzidos pelos mesmos motoristas.
Nos 1,1 milhão de quilômetros rodados em quase 10 anos de operação com as transmissões automáticas, os protótipos pararam uma única vez, aos 857 mil quilômetros, para a manutenção corretiva de peças que se desgastam naturalmente com o uso. Pela experiência da empresa, um ônibus com câmbio manual, com essa mesma quilometragem, precisaria parar para a troca de embreagem, platô e discos, dentre outros componentes, aproximadamente 12 vezes. “Não há dúvida de que as transmissões automáticas são uma evolução da qual nosso segmento não pode fugir, tanto que depois dessa experiência com os protótipos automáticos compramos 10 Mercedes-Benz OF 1721, agora feitos na própria fábrica”, assinala José Alberto Barboza, diretor financeiro e filho de José de Castro Barboza, fundador do grupo que conta com as empresas Caprichosa Auto Ônibus e Auto Viação Três Amigos.
Notícia anterior: MUDANÇA PARA SUPERAR A CRISE
Próxima notícia: TIPLER COMPLETA 45 ANOS