Ventana Serra montou estratégia complexa para transporte de grandes peças, em tempo recorde

Roberto Hunoff

Foto Ventana Serra, Divulgação

A DFC, uma das maiores produtoras de válvulas industriais para mineração no mundo, com sede na África do Sul e operações em 129 países, precisava enviar ao Brasil, em tempo recorde, diretamente da região de Trieste, no Norte da Itália, duas válvulas de seis metros e 12 toneladas cada. Os equipamentos eram destinados a minerodutos que transportam efluentes oriundos de processamento da mineração Codemin, empresa do grupo Anglo American, até a cidade de Barro Alto (GO).

Além do prazo, o trabalho envolvia outros desafios: o tamanho, peso e a conformação das peças, a documentação específica e as distâncias do transporte multimodal (rodoviário e marítimo) entre a Europa e o Brasil. “Decidimos deixar tudo nas mãos de especialistas em logística internacional”, afirma Elcino Freitas, country manager da DFC no Brasil, que acionou a Ventana Serra, empresa de freight fowarding italiana que opera no país há 25 anos. “Com o conhecimento, a consultoria e a rede de logística internacional da Ventana Serra conseguimos entregar as válvulas em tempo, sem pagar multas contratuais por atrasos. O esforço em conjunto já está trazendo novos negócios para a DFC em dimensões ainda maiores”, acrescenta.

A entrega das válvulas à Anglo American requeria um serviço porta a porta, com particularidades importantes. Desde a coleta das válvulas em Trieste, com gruas e caminhões especiais devido ao volume das peças, percurso rodoviário de 600 quilômetros até o porto de Gênova, licenças e desembaraço aduaneiro em território italiano, alocação de navio para o deslocamento até o Rio de Janeiro (mais de 9.000 quilômetros de distância), internação das peças junto à alfândega brasileira, transbordo para caminhões especiais e transporte até a cidade de destino, 1.400 quilômetros adentro do Brasil. “A Ventana disponibilizou estrutura de armazéns em Betim e toda uma equipe que trabalhou em conjunto com a DFC para nacionalização dos documentos e identificação das válvulas, pois se tratava de um equipamento especial feito sob encomenda”, assinala Freitas.

A operação consistiu em uma abordagem integrada, envolvendo toda a expertise e a rede internacional da Ventana, somadas à vivência e ao conhecimento da logística no Brasil. Diversas decisões foram tomadas sob medida para acelerar o transporte com segurança, como o uso de contêineres abertos flat rack para maior facilidade de embarque e desembarque da carga, e a decisão estratégica de deslocamento via transporte rodoviário dentro do Brasil, com caminhões especiais, o que eliminou atrasos potenciais e resultou em uma entrega pontual e eficiente. Toda a operação de transporte foi acompanhada on-line e on-time pela DFC.

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