A Scania anunciou a venda de seu primeiro caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV) ou biometano na Fenatran. O modelo R410 foi adquirido pela RN Logística e será usado na rota São Paulo-Rio de Janeiro. De acordo com a montadora, a redução de emissões de CO2 pode chegar até 15% em comparação a similares a diesel, se abastecido com GNV, e até 90% se o combustível for o biometano.
“A RN Logística tem um apelo muito forte na questão ambiental. Temos a estimativa de alcançar cerca de 30% em economia com combustível e ainda contribuir com a redução das emissões de CO2. Nossa parceria com a Scania é recente, mas só vem aumentando e podemos falar em novos negócios nos próximos dias”, diz Rodrigo Navarro, diretor comercial da RN Logística.
Os caminhões pesados da Scania, movidos a GNV ou gás natural liquefeito (GNL), têm 410 cavalos de potência, para médias e longas distâncias. As configurações de tração 6×2 são ideais para atuar no transporte de cargas. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e 100% a gás (natural ou liquefeito – só diferentes um na forma gasosa e outro na líquida) e biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, eles têm garantia de fábrica e tecnologia confiável, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos.
” Os veículos movidos a combustíveis alternativos, como o gás, desempenharão um papel fundamental na mudança para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania está empenhada em apoiar seus clientes com soluções rentáveis que contribuam com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social”, diz Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.