Tendência muito forte antes da COVID-19 e cada vez maior, os centros urbanos demandarão veículos mais leves, com rotas customizáveis e que venham complementar os sistemas tradicionais de transporte público. Nesta entrevista, Jefferson Ferrarez, diretor geral de Vans da Mercedes-Benz, apresenta todos os detalhes da linha Sprinter.
TRANSPODATA – A linha Sprinter é líder em seu segmento e oferece aos usuários tecnologia de ponta, segurança e interatividade. Que outros atrativos você destacaria?
JEFFERSON FERRAREZ – Os benefícios da linha Sprinter são diversos. Além da tecnologia, segurança e interatividade já citadas, a linha Sprinter combina potência e robustez com um nível muito elevado de conforto tanto para os motoristas quanto para os passageiros. Além disso, oferecemos o maior portfólio da categoria com várias opções de características e configurações que se adaptam às diferentes aplicações do mercado. E os benefícios da Sprinter vão muito além das características percebidas durante a aquisição do veículo: oferecemos o serviço de Conectividade Vans Connect que facilita o gerenciamento da frota, temos o Service Care que engloba planos de manutenção customizados, diversas opções de peças e serviços que estão disponíveis nos mais de 170 concessionários espalhados pelo país.
TD – A linha Sprinter se divide nas versões Van e Furgão. Quais são, atualmente, as principais aplicações para Vans e para Furgões?
Ferrarez – A linha Sprinter oferece o maior portfólio da categoria que vai desde as versões Chassis-Cabina, Furgão e Van de Passageiros. Com a versatilidade da Sprinter para transporte de carga com a versão Chassis-Cabina temos opção de caminhão carga-seca, caminhão baú – refrigerado inclusive -, com o Furgão há bastante aplicação para entregas do e-commerce e transformação em ambulância e para as Vans de Passageiros temos muita procura pelo segmento de Transporte Escolar e Turismo.
Isso para citar apenas os principais. Mas temos também algumas aplicações bem específicas que estão se tornando mais comuns no nosso mercado como os Motorhomes que podem ser desenvolvidos a partir de um Chassi ou Furgão.
TD – Falando das Vans, a Mercedes dispõe de versões de entrada e outras mais robustas. O que diferencia cada uma delas?
Ferrarez – Em termos de robustez, toda a linha Sprinter é similar e atende aos mais altos padrões de qualidade. Entretanto, falando de diversidade de opções, as Vans de Passageiros oferecem diferentes opções de capacidade de passageiros + o motorista para se adequar à demanda da operação dos clientes. Temos desde a versão mais compacta 9+1, passando pelas intermediárias de 15+1 e 17+1 até os veículos maiores como a 19+1 e a 20+1.
Todos os nossos modelos de Vans já saem diversos equipamentos de série como: direção elétrica, ar-condicionado frontal e traseiro com controle digital, rádio AM/FM com conexão Bluetooth, Assistente de Partida em Rampa, Assistente Ativo de Frenagem, Controle Eletrônico de Estabilidade, entre outros.
Além disso, oferecemos alguns pacotes opcionais em que o cliente pode incluir cor metálica e rodas de liga leve ao veículo; trocar o tipo de acabamento dos bancos ou adicionar ainda mais interatividade ao veículo com nosso exclusivo sistema multimídia MBUX que permite espelhamento do celular, câmera de ré, volante multifuncional e piloto automático.
TD – Em relação aos Furgões, é possível configurar para aplicações específicas de fábrica?
Ferrarez –Temos também diversas opções de furgões para atender às diferentes necessidades volumétricas ou de peso, bem como alguns tipos de acabamento e configurações de tecnologia de mídia diferenciadas, conforme o desejo do cliente. Todos as versões de Furgões, podem receber vários tipos de adaptações que vão desde inclusão de prateleiras internas para facilitar alocação de mercadorias para o transporte de carga, transformação para câmara frigorífica até receber implementos mais complexos para aplicações como Ambulância, Base Móvel para as autoridades policiais, Consultório Médico/Dentário itinerante, entre outras possibilidades. Nossos produtos já saem de fábrica prontos para esses tipos de transformações e oferecemos consultoria técnica da fábrica para mais de cem empresas de implementação que atuam no país.
TD – Pensando no futuro, no novo normal, poderemos esperar novos produtos utilizando a mesma plataforma?
Ferrarez – Nós da Mercedes-Benz estamos sempre atentos às transformações do cotidiano e às novas necessidades que surgem de tempos em tempos. Trabalhamos constantemente com nossos departamentos de desenvolvimento e engenharia para seguir trazendo novidades e soluções para nossos clientes.
TD – Podemos esperar, por conta de um novo perfil de transporte nos centros urbanos, uma tendência maior para veículos leves?
Ferrarez – Sim, essa já era uma tendência muito forte antes do COVID-19 e acreditamos que cada vez mais os centros urbanos demandarão veículos mais leves e com rotas customizáveis venham complementar os sistemas tradicionais de transporte público. O foco sempre será atender o usuário oferecendo mais conforto e agilidade. Portanto, oferecemos um portfólio completo com produtos que atendem às mais diversas demandas de transporte nos centros urbanos. Podemos citar, por exemplo, a Sprinter 19+1. No mês de abril deste ano, lançamos no mercado brasileiro a nova Sprinter Van Passageiro 19+1 com entrada pela porta dianteira. Dando continuidade à nova linha da Sprinter apresentada no final do ano passado, continuamos trazendo novidades focadas nos principais interesses do mercado, com novas soluções e configurações de produtos.
Esse modelo traz ainda mais conforto, segurança, potência, robustez, além de diversos equipamentos de série. Com esse produto, oferecemos uma nova solução de mobilidade combinando as características de conforto e bem-estar já conhecidas da linha Sprinter para todos os ocupantes com a entrada dos passageiros pela porta dianteira, ao lado do motorista, com corredor livre até a última fileira de bancos que permite a acomodação mais rápida dos passageiros em seus assentos
TD – Especificamente falando de tecnologia embarcada, o que diferencia a linha Sprinter de suas concorrentes?
Ferrarez – São várias as tecnologias exclusivas da Mercedes-Benz neste segmento. Por exemplo, a Sprinter é a única em seu segmento a oferecer o Keyless Start que permite a partida do motor apenas com o acionamento de um botão, sem engate da chave; além de ser a única a oferecer Direção Elétrica de série em toda a linha que proporciona muito mais conforto de condução. Também trazemos em nossos produtos inovações tecnológicas de segurança ativa que faz parte do DNA da Sprinter. Assim, outra exclusividade é o Assistente Ativo de Frenagem (ABA) que auxilia o condutor em situações de emergência chegando, inclusive, a frear o veículo sozinho para evitar colisões ou atropelamentos. Temos também os já conhecidos Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Assistente de Fadiga e o Assistente de Partida em Rampa – todos de série. Esses equipamentos possuem o mesmo padrão tecnológico dos automóveis Mercedes-Benz, reconhecido mundialmente.
TD – Quais são os pacotes que podem ser adquiridos com a compra de uma Sprinter? E o seu valor de revenda?
Ferrarez – Para a linha de carga (chassis-cabine e furgões) temos duas opções: Pacote Comfort que equipa o veículo com Rádio AM/FM com Conexão Bluetooth e Pacote High-Tech que traz o sistema multimídia MBUX, câmera de ré (para Furgão), volante multifuncional e piloto automático. Em ambos os pacotes o cliente pode optar por cor sólida que acompanha rodas de aço ou cor metálica que acompanha rodas de liga-leve.
Já a linha de passageiros (van), possui quatro pacotes distintos que permitem também a escolha do acabamento dos bancos. São eles: Pacote Comfort Plus (disponível para versão 15+1 apenas) que equipa o veículo com Rádio AM/FM com Conexão Bluetooth e Assentos Lotação, Pacote Luxo (disponível para todas as versões) que equipa o veículo com Rádio AM/FM com Conexão Bluetooth e Assentos Luxo, Pacote High-Tech (disponível para todas as versões) que traz o sistema multimídia MBUX, câmera de ré (para Furgão), volante multifuncional, piloto automático e Assentos Luxo e Pacote Premium (disponível para versão 9+1 apenas) que traz o sistema multimídia MBUX, câmera de ré (para Furgão), volante multifuncional, piloto automático. Assentos Premium e Rodas de Liga-leve.
Para todos os pacotes o cliente pode optar por cor sólida/ metálica e rodas de aço/ liga-leve. Vale ressaltar que todos os modelos da linha Sprinter já saem com diversos equipamentos de série como: direção elétrica, ar-condicionado frontal e traseiro (vans passageiro) com controle digital, Assistente de Partida em Rampa, Assistente Ativo de Frenagem, Controle Eletrônico de Estabilidade, entre outros. Por todos esses diferenciais, a Sprinter tem um alto valor de revenda, inclusive reconhecido por premiações de “Melhor Revenda da Categoria” em diversos anos.
TD – Qual foi o volume de vendas da linha Sprinter no primeiro semestre de 2020? E em comparação com o mesmo período de 2019? Vocês sentiram retração nas vendas devido ao impacto da pandemia?
Ferrarez – No primeiro semestre de 2020, seguimos na liderança do mercado com o volume de 4.261 unidades, considerando 2.063 emplacamentos do segmento de Van, 1.606 de Furgão e 592 de Chassi. Até o momento, o mercado total de Large Vans apresentou uma queda de 20,05% e a Mercedes-Benz teve um recuo de18,2% nas vendas da linha Sprinter devido aos impactos causados pela pandemia da Covid-19. Vale destacar ainda que, diante do atual cenário, estamos concentrados na saúde e na segurança de todos. Além disso, continuaremos realizando ações com foco nas necessidades dos nossos clientes e de todos os empreendedores.
- Matéria anterior: CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
- Próxima matéria: FABRICANTES INTENSIFICAM AÇÕES SANITÁRIAS PARA CARROCERIAS
[…] Matéria anterior: TECNOLOGIA DE PONTA PARA O TRANSPORTE EM CENTROS URBANOS […]
[…] Tecnologia de ponta para o transporte em centros urbanos Tendência muito forte antes da COVID-19 e cada vez maior, os centros urbanos demandarão veículos mais leves, com rotas customizáveis e que venham complementar os sistemas tradicionais de transporte público. Nesta entrevista, Jefferson Ferrarez, diretor geral de Vans da Mercedes-Benz, apresenta todos os detalhes da linha Sprinter… […]