Após registrar forte alta em 2018, o setor de implementos rodoviários manteve o embalo em 2019 e registrou aumento significativo em vendas nos três primeiros meses do ano. Entre janeiro e março, o número de emplacamentos total do mercado interno subiu 45% em comparação ao mesmo período de 2018, segundo a ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).
“Acreditamos que esse cenário de crescimento robusto do setor em geral, extremamente positivo especialmente em janeiro e fevereiro, foi resultado da confiança do país diante da mudança de governo”, afirmou Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK, uma das implementadoras que apresentou crescimento de 150% no volume de vendas nos três primeiros meses de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para o empresário, apesar do aumento nos resultados nos últimos meses, algumas indefinições em pastas importantes para o setor, como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), têm impactado diretamente nos financiamentos de caminhões.
“Até aqui a confiança manteve o ritmo de crescimento, mas a perda de força do mercado no mês de março sinaliza que o empresariado aguarda agora por ações mais efetivas por parte do governo”, pontuou Oliveira.