Fabricante apresenta três novidades no segmento de implementos rodoviários
Redação TranspoData
Foto Divulgação
Com foco na fabricação de equipamentos para transporte rodoviário, canavieiro e florestal, a Sergomel faz sua estreia na Fenatran 2024, que ocorre de 4 a 8 de novembro, no Expo São Paulo. Como novidades, a empresa expõe os modelos prancha carrega tudo, bitrem e rodotrem 11 eixos. Segundo Elaine Brasca, diretora de marketing, a feira proporcionará um relacionamento ainda maior com o mercado, abrindo caminhos para novos negócios.
A prancha carrega tudo, desenvolvida para a linha rodoviária, é destinada ao transporte de cargas indivisíveis e excedentes, que podem ultrapassar o peso ou dimensões, observados os limites e os requisitos estabelecidos. Disponível nos modelos de dois e três eixos, é fabricada com os mais resistentes materiais do mercado e projetada em aço de alta resistência. O chassi é robusto, porém leve, e o conjunto mecânico, composto por peças reforçadas, garante maior vida útil dos componentes, reduzindo o custo operacional.
Outra novidade é o rodotrem 11 eixos, que faz parte da linha leve canavieira, segmento em que a Sergomel é referência. Com comprimento de 30 metros, largura de 2.600mm e capacidade de 91 toneladas, o equipamento foi desenvolvido para transporte de cana-de açúcar ou grãos, atendendo às mais diversas necessidades. É montado com aço de alta resistência e dotado de suspensão balancim SG5, de fabricação própria.
Para a linha florestal, a empresa apresenta o bitrenzão, que tem como característica alavancar a caixa de carga do setor, trazendo alto desempenho e ganho logístico com reduções de equipamentos na rodovia. Como consequência, menor número de viagens, redução nas emissões de carbono e menores custos de pedágio e óleo diesel. Tem como diferenciais aço de alta resistência e suspensão pneumática rebaixada com aumento da caixa de carga.
Histórico
Em 1975, Oswaldo Ilceu Gomes fundou a Sergomel Mecânica Industrial, iniciando atividades no setor sucroalcooleiro, com reformas de 3º eixo e, posteriormente, com reformas e adaptações de carrocerias e reboques canavieiros. Em 2000, fabricou e homologou o primeiro equipamento de transporte canavieiro, com o cadastro junto à Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Em 2005, em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira, a Sergomel foi pioneira na aplicação dos aços de alta resistência no setor sucroenergético no Brasil, ao fabricar a carroceria de cana picada para a Usina Santa Adélia. Em 2010, ingressou nos setores florestal e rodoviário.
Atualmente, tem parque fabril de 96,8 mil metros quadrados, com capacidade de produção anual de 2.640 equipamentos. Atende todo o mercado nacional e exporta para países da Europa, América Latina, África e Ásia.