Scania na Fenatran 2024 – também vai apresentar inovações e melhorias nos veículos a gás, biometano e até a diesel

 

  Mauro Cassane. 

Scania, Divulgação

Entre as fabricantes de caminhões que produzem no Brasil, a Scania foi a primeira a apresentar um caminhão pesado 100% elétrico. O veículo, um cavalo-mecânico 4×2, será apresentado na Fenatran 2024 (de 4 a 8 de novembro, na Expo SP) no estande da empresa.

A Scania batizou o modelo elétrico de 30 G. O caminhão tem autonomia de aproximadamente 250 km (de acordo com a empresa essa autonomia foi aferida com o veículo carregado e na subida). Portanto, em condições normais de uso, fica sugerido que seria possível rodar um pouco mais do que isso.

O elétrico da Scania, que será importado da Suécia, chega com 300 kw de potência (310 cv), CMT de 66t e vem equipado com dois packs de baterias totalizando 416 kWh. O motor elétrico EMC1-4 oferece potência regenerativa 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm.

O 30 G tem um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos. O preço estimado será de 2,5 milhões de reais. Já será possível até fazer pedido a partir da Fenatran mas o veículo só começará a chegar às concessionárias a partir de 2026.

Com esse caminhão elétrico que, na Suécia, já está na terceira geração, a Scania sinaliza claramente ao mercado que, como as demais concorrentes, pode ofertar aos consumidores brasileiros o produto sustentável que for demandado.

Scania Elétrico

Todas as marcas de caminhões já têm seus elétricos desenvolvidos. Bem como, também têm, veículos a gás, biometano, biodiesel e até hidrogênio. O desafio daqui para frente será perceber em quais aplicações ou situações cada tipo de solução sustentável será melhor aplicada.

Para Fenatran, a Scania também vai mostrar seus caminhões 100% biodiesel, os avanços com o gás liquefeito (agora com maior autonomia pois levam mais cilindros de gás) e toda família convencional, a diesel, com melhorias tecnológicas que, também provam, é possível rodar com diesel sem necessariamente ser uma operação agressiva ao meio ambiente.

Comenta Simone Montagne, presidente da Scania Brasil: “o transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado”. E é isso mesmo. Se for curta distância, e o embarcador estiver disposto a custear uma operação mais limpa, a versão elétrica pode ser uma boa alternativa.

Agora, se for média distância (de 200 a 600 km), de acordo com Alex Nucci, diretor de vendas,  a opção do gás pode atender muito bem. “Acima de 600 km, aí temos como atender as novas gerações de motores diesel e biodiesel”, comenta o executivo. A tendência natural será todas as marcas terem todas essas opções. A Scania, enfim, fez aposta certa e já tem em seu cardápio todas elas.

Scania Elétrico
GH 460 – 6X2 – Á GÁS

Veículos mais tecnológicos são, naturalmente, mais caros. De acordo com Nucci, os clientes já estão buscando, em determinadas operações onde os embarcadores exigem veículos mais sustentáveis, a opção da locação. O executivo conta que a Scania já tem mais de 300 veículos nesta modalidade “e a tendência é crescer mais”. Deste total, cerca de metade são veículos movidos a combustíveis alternativos como gás e biometano.

Como o preço dos elétricos é, ainda, alto demais. Certamente este tipo de caminhão vai ser ofertado em situações bem específicas e, na maioria das vezes, acredita Nucci, o frotista vai optar pela locação.

O estande da Scania na Fenatran terá o 30 G 4×2 elétrico em destaque mas também o novo P 280 6×4 XT (‘Light Construction’), o semipesado P 280 6×2 (agora equipado com motor de 7 litros), o 460 R 6×2 Super, 500 RH 6×4 Super B100 (100% biodiesel) e o G 460 6×2 (movido a gás/biometano).

Scania Elétrico
P 280 – 6X4 – LIGHT CONSTRUCTION

“As novidades da linha rodoviária 2025 acima de 420 cavalos de potência estão voltadas para segurança e conforto para o motorista”, diz Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil. Passam a integrar a lista de itens de série: o airbag lateral de cortina (por ora só oferecido pela Scania), airbag frontal, geladeira e gaveteiro, volante com controle de multimídia e detalhes cromados, compartimentos externos dos dois lados da cabine ao lado das portas e farol de milha no teto da cabine.

Uma novidade interessante foi a Scania valorizar  novamente os motores downsize. De olho em nichos do mercado para crescer as vendas dos veículos da família P (semipesados), a marca lançou dois novos modelos com tração 4×2 e 6×2 equipados com seu motor de 7 litros que entrega 250 cv em torque de 1.200 Nm. Com motor menor, mais leve, mais econômico e, naturalmente, com preço mais enxuto para brigar neste segmento competitivo.


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