Caminhões movidos a gás, biodiesel e eletricidades são apostas da fabricante nesta corrida pela descarbonização do transporte de carga por caminhões

  Mauro Cassane. 

Scania, Divulgação

A Scania já vendeu quase todos caminhões expostos na Fenatran. Só não vendeu a versão elétrica que está apenas expondo e cuja importação vai começar mesmo a partir de 2026. Mas, segundo Alex Nucci, diretor de vendas da marca, até para esta versão já há consultas com frotistas demonstrando desejo real de fazer a aquisição tão logo o modelo seja disponibilizado. 

Na Fenatran, que este ano é sucesso de público, com cerca de 40% mais visitantes que a versão passada, de 2022, o estande da Scania é um dos mais lotados da abertura ao fechamento. Há filas para entrar na área reservada ao fechamento de negócios. Nucci disse que os vendedores estão atendendo até mesmo na área de exposição. “A gente está bem estruturado aqui, ficamos surpresos com tanta procura, e fechamos negócios até mesmo aqui onde estão expostos os caminhões”. 

E não se vende apenas caminhões. Nucci contou que os frotistas estão comprando grandes lotes de peças e serviços também. “Fechamos o pedido aqui, acionamos o concessionário do cliente e a entrega é feita já na data combinada”, comenta o executivo. 

A Scania expõe 18 caminhões em seu estande. Os destaques fivam bem na frente da área de negócios: o caminhão Scania Super B100 (integralmente movido a biodisel), o elétrico recentemente lançado, modelo G 30 e a nova versão para gás com autonomia de 650 quilômetros que, inclusive, também já foi vendido. 

Além desses veículos com combustíveis alternativos, há os tradicionais, os semipesados da família P e os vocacionais fora de estrada. Todos esses veículos são ofertados com condições especiais. Ou seja, preços menores e condições mais atrativas de financiamento.

“Esta será uma Fenatran histórica para a Scania. Estamos celebrando um ano muito especial de recordes de vendas de caminhões e do maior crescimento de participação do ano nos pesados. Estamos lançando na edição 2024 novos produtos mais sustentáveis, e, desta forma, passando a oferecer o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel. É uma prova de que estamos ainda mais prontos para atender às demandas dos clientes pela descarbonização do transporte”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Scania oferece o menor custo total de operação do mercado garantindo ao cliente rentabilidade, disponibilidade da frota e sustentabilidade. E, vamos seguir inovando o setor”, completa Montagna.

“Nesta Fenatran, para quem comprar no evento, estamos oferecendo condições especiais para todas as nossas linhas de produtos, desde o diesel até os mais sustentáveis. Com o apoio da nossa rede de concessionárias, estamos fazendo ótimos negócios”, afirma Nucci. “Temos a solução completa para o cliente com produto, serviços, conectividade, opções financeiras via Scania Banco (Finame, Finame-Leasing ou CDC), Consórcio, Seguradora e Locação”.

Na área externa do São Paulo Expo, os visitantes podem fazer “test drive” com um caminhão elétrico 25 P 6×2 (usado internamente na fábrica de São Bernardo do Campo para testes), um 460 R 4X2 Super e um GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de conceito ‘mochilão’ e 650km de autonomia.

 


<< Anterior                                                                                                                                                           Próxima  >>

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here