Scania e JCA organizam demonstração de ônibus a gás

Fotos Scania, Divulgação

Movimento faz parte da visão otimista das duas organizações de retomada do mercado em 2022

O avanço da vacinação no país e o aumento da procura dos consumidores por viagens domésticas trouxeram como resultado boas expectativas para a Scania e o Grupo JCA, especialista em transporte, logística e mobilidade, que apostam na retomada do setor de transporte rodoviário de passageiros ao longo dos próximos meses. O Grupo JCA espera ter aumento de 40% em viagens de ônibus no último trimestre, mantendo a retomada gradual em 2022. As empresas também anunciaram parceria para demonstração de um ônibus movido a gás (natural e/ou biometano), com previsão de início no primeiro semestre de 2022.

Para a demonstração do ônibus a gás (natural e/ou biometano) foi escolhido o modelo K 320 4×2. Ele vai rodar numa rota rodoviária, a ser definida, pelo Estado de São Paulo, com previsão de início no primeiro semestre de 2022. O seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) movido 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro em conformidade com a lei. Em caso de incêndio ou batida, o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão.

A expectativa do Grupo JCA é encerrar o último trimestre deste ano com aumento de 40% em viagens rodoviárias, alcançando 75% do volume em dezembro – quando comparado com 2019. Para o primeiro semestre de 2022, espera alcançar 90% em relação ao pré-pandemia.

Após a fase crítica de restrições causadas pela pandemia, o Grupo JCA investiu na renovação da frota com 271 novos ônibus. “Mesmo neste período desafiador que estamos vivendo, com tantas incertezas, reforçamos o compromisso com os clientes ao investir em novos ônibus. Adquirimos 159 novos veículos da marca Scania para a operação do transporte rodoviário de passageiros”, explica Gustavo Rodrigues (foto), diretor-presidente do Grupo JCA.

Dos 159 chassis, 115 unidades são do modelo K 360 4×2 e outras 44 do K 440 8×2, equipados com freio auxiliar Scania Retarder, o que aumenta ainda mais a segurança. Todos estarão conectados com o pacote Análise para gestão inteligente dos dados gerados nas viagens.

Os novos ônibus Scania são equipados com modernas tecnologias embarcadas de segurança, como o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que auxilia o motorista na melhoria da condução e ajuda a prevenir acidentes de trânsito durante a viagem. O sistema pode acionar a frenagem de emergência avançada, além de medir a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Também ajuda o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária das faixas de rolagem, por meio da vibração da poltrona.

O início da retomada do mercado de ônibus rodoviários anima a Scania e intensifica a parceria com os clientes para o setor ficar mais fortalecido. “Estão voltando as procuras dos clientes para efetivar compras e planejar entregas para o ano que vem. É um processo gradual que deverá permanecer ao longo de 2022. Imaginamos que uma recuperação efetiva do setor ainda leve pelo menos dois anos”, salienta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

Atualmente, a organização tem cerca de 2.400 ônibus, divididos entre as operações rodoviárias, de fretamento e de transporte urbano das Viações Cometa, 1001, Catarinense, Rápido Ribeirão, Expresso do Sul, Opção Fretamento & Turismo, SIT Macaé e Macaense, além da BUSLOG, frente logística da organização. A frota atende mais de 60 milhões de clientes de 400 localidades entre as regiões Sul e Sudeste do país. No primeiro semestre de 2021, foram feitas mais de 148 mil viagens, considerando apenas o transporte de passageiros e, entre janeiro e setembro deste ano, foram transportadas mais de 9 mil toneladas em encomendas.

O Grupo JCA também está comprometido em trazer soluções ao mercado e tornar as viagens de ônibus cada vez mais atrativas para o cliente. As iniciativas da e-bus, unidade de soluções digitais da organização, fizeram com que 60% das vendas de passagens das empresas do grupo passassem a ser feitas em sites ou aplicativos.

A unidade digital funciona quase como um laboratório: as startups são usadas para testar features ainda pouco exploradas no setor rodoviário brasileiro. Uma delas é a wemobi. Lançada no segundo semestre de 2020, a plataforma de viagens chegou para oferecer experiência 100% digital e preços acessíveis, sem renunciar à qualidade e segurança. Com uma jornada totalmente online, o passageiro compra o bilhete e usa o QR Code para embarque. Tudo sem contato e com menor custo, com pontos de embarque e desembarque dentro e fora das rodoviárias.

Há também a startup Outlet de Passagens, que disponibiliza bilhetes de ônibus a preços promocionais o ano inteiro para vários destinos nas regiões Sudeste e Sul para quem tem flexibilidade para viajar. Na plataforma, o cliente escolhe a data e um período de viagem e, após a finalização da compra, recebe a confirmação da empresa que irá operar a linha, qual o horário exato da saída do ônibus e a poltrona disponibilizada. O conceito de ‘tarifa opaca’ foi introduzido de maneira pioneira pela JCA no país.

Outra iniciativa foi o clube giro, primeiro programa de fidelidade gamificado do setor rodoviário, concebido para funcionar como um jogo que oferece prêmios em virtude da própria interação do usuário. Diferente dos programas de fidelidade tradicionais, no clube giro os prêmios não estão ligados apenas com a realização de viagens, mas sim com toda interação realizada no aplicativo. Os participantes podem realizar diferentes desafios e, ao cumpri-los, recebem medalhas para resgatar recompensas.

Dentro da e-bus, a meta para o próximo ano da wemobi é operar com 300 ônibus na plataforma; já o clube giro espera alcançar 2 milhões de clientes cadastrados no aplicativo. Na frente logística, a BUSLOG prevê um aumento de 30% no transporte de encomendas, enquanto a Opção Fretamento & Turismo estima fazer a gestão de 1.200 ônibus no negócio.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *