Objetivo do investimento é apoiar a logística do Amazonas no período de seca

Roberto Hunoff

Foto Divulgação

Com previsão de mais um ano com seca severa na Região Amazônica, a Santos Brasil se prepara para atuar na mitigação dos impactos na logística regional, ampliando temporariamente em cerca de 30% a capacidade do terminal de contêineres de Vila do Conde, localizado em Barcarena (PA), no delta do rio Amazonas. A estratégia da companhia foi deslocar a área tradicionalmente utilizada no terminal para abrigar e fazer a manutenção de contêineres vazios para um espaço externo, de 22 mil m², abrindo espaço no Tecon para receber maior número de equipamentos. Com isso, o terminal, que tem capacidade de movimentar 8.500 TEUs mensais, poderá operar cerca de 11.000.
Na seca histórica do ano passado, o Tecon Vila do Conde foi fundamental para a logística da região e passou a ser ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso que não puderam seguir para seu destino em Manaus e precisaram fazer transbordo de contêineres em Barcarena. A carga descarregada na Santos Brasil era embarcada em barcaças (embarcação com fundo chato), que têm pouca restrição de navegação e seguiam também para Manaus. No retorno, a mesma operação acontecia.
Entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, o terminal movimentou 65.000 TEUs, aumento de 110% frente ao mesmo período do ano anterior. Do total, 28.000 TEUs foram de transbordo de carga de/para Manaus em função das condições climáticas.
A inclusão de Vila do Conde nesta nova equação logística é possível graças aos investimentos que a Santos Brasil vem fazendo na ampliação e modernização do terminal, de modo a antecipar a demanda futura dos clientes e contribuir para o desenvolvimento regional. De acordo com Bruno Stupello, diretor de operações portuárias, a empresa se preparou para poder dar neste ano ainda mais suporte aos clientes que operam no Pará e nesta rota para Manaus.

Investimentos

Em 2022, a Santos Brasil aprovou um ciclo de investimentos para o terminal, no valor de R$ 120 milhões, em obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar a capacidade para 300.000 TEUs/ano em 2025. Entre 2018 e 2023, a empresa já havia investido R$ 131 milhões em valores nominais e deve investir R$ 100 milhões ao longo de 2024.

O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga geral e de projetos, com enorme potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e muito próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

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