Lote de 54 unidades do novo chassi urbano Volvo será dividido entre as duas
operadoras do sistema

Redação TranspoData

Fotos Volvo, Divulgação

Ribeirão Preto será a primeira cidade a operar com unidades do novo chassi
urbano Volvo B320R. Os veículos foram adquiridos pelas empresas Rápido
D’Oeste e Transcorp, que ficaram, cada uma, com 27 unidades. Os ônibus
rodarão nos corredores do sistema de transporte, que está sendo modernizado
pela prefeitura.

Os veículos circularão nas vias exclusivas recém implantadas em Ribeirão
Preto. A prefeitura e os gestores do sistema de transporte local estão
empreendendo esforços para melhorar e dar mais agilidade à locomoção de
passageiros. Com mais de 700 mil habitantes, a cidade tem uma das economias
mais pujantes do estado e procura modernizar o transporte com melhorias no
planejamento viário e equipamentos mais avançados.

Recentemente, o prefeito Duarte Nogueira chefiou uma comitiva técnica em
visita à fábrica da Volvo em Curitiba, onde são produzidos os ônibus que
circularão na cidade. Ele disse que os novos veículos e corredores
exclusivos, a nova pavimentação e a avançada sinalização inteligente fazem
parte do programa Ribeirão Mobilidade, que também prevê outras intervenções
urbanas.

A negociação com os operadores de transporte de Ribeirão Preto foi feita
pela Lapônia, concessionária Volvo que atende o interior de São Paulo.
Todos os veículos foram financiados pelo Banco Volvo, parte
da Volvo Financial Services, divisão financeira da marca.

Menos emissões

Chassi Volvo B8R. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Volvo

Com a renovação dos 54 chassis, Ribeirão Preto passará a partir do ano que
vem a ter toda sua nova frota de ônibus com a tecnologia Euro 6, que reduz
sensivelmente a emissão de gases poluentes. O novo B320R que, em breve,
estará nas ruas da cidade traz tecnologia de última geração. O motor é o
novo Volvo D8K Euro 6, da mesma família que agora equipa o
caminhão Volvo VM. No ônibus, tem 320cv de potência e 1200 Nm de torque. O
veículo traz ainda caixa de câmbio automática com retarder e suspensão
pneumática.

Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da Volvo, o novo
chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração e freios a disco em
todas as rodas. “Com o B320R, os operadores conseguem transportar mais
pessoas, com mais conforto e segurança, e maior rentabilidade”, reforça
Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here