População poderá utilizar gratuitamente o veículo durante este período de apresentação

A cidade de Ribeirão Preto (SP) iniciou, nesta quinta (13), os testes com ônibus 100% elétrico da montadora chinesa BYD. Com capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé, o ônibus movido a energia elétrica está à disposição da população e atende a uma região por semana com viagens gratuitas.

O modelo BYD D9W – 20 410 piso baixo possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite rodar o dia inteiro, retornando à base, onde é recarregado. A recarga total (de 0% a 100%) se dá num período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo.

A demonstração tem um grande potencial de ser aplicada, pois a cidade está adotando medidas sustentáveis. Os ônibus 100% elétricos são apresentados como alternativa sustentável para as cidades que querem reduzir a poluição.

Para o diretor institucional e head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, a importância das cidades na adoção das políticas verdes é cada vez mais significativa para um planeta sustentável. “Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o meio ambiente. A substituição por uma energia limpa não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”, explica o executivo.

A BYD é pioneira no Brasil na fabricação de ônibus 100% elétricos movidos a bateria. Com fábrica instalada em Campinas, a linha de produção é responsável pela montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), Midi Bus (D7M) e chassis 22 metros (D11B).

A bateria de ferro-lítio adotada pela BYD é a única que, em contato com o oxigênio, não explode e não pega fogo. Outra vantagem é que pode ser usada 15 anos nos ônibus e, depois, em sistemas de armazenamento de energia. O descarte é outro diferencial, pois este tipo de bateria não possui metais pesados em sua composição.

Os ônibus elétricos da BYD têm ar-condicionado, tomadas USB e são do tipo piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque. Também possuem monitoramento por câmeras e itinerários eletrônicos em led. Além disso, são totalmente acessíveis por meio de rampas, o que facilita o embarque e desembarque do cadeirante.

O chassi BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor de 250 kW equivale a 402 cavalos de potência e está integrado às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. Os freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias.

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