Solução experimental foca na movimentação autônoma de veículos em terminais e áreas restritas, visando segurança e eficiência
Redação TranspoData
Imagem, Divulgação
A Randoncorp apresentou na Fenatran 2024 sua nova solução de tecnologia autônoma, a AT4T (Autonomous Technology For Transportation). Desenvolvido para o transporte autônomo em ambientes controlados, como portos, aeroportos e armazéns, o projeto traz um sistema avançado de movimentação de veículos com foco em precisão e segurança. A iniciativa, segundo a Randoncorp, é resultado de cinco anos de pesquisas realizadas em conjunto com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e o Centro Tecnológico Randon (CTR), reconhecido como o maior centro de testes automotivos da América Latina.
A tecnologia AT4T é composta por um conjunto de sensores, sistemas de percepção e navegação, além de um algoritmo proprietário que coordena a tomada de decisões de manobra e controle do veículo. Segundo a empresa, esses elementos permitem que a AT4T opere em ambientes restritos, realizando manobras complexas, incluindo estacionamento e marcha ré, sem intervenção humana. A solução é movida por um sistema de tração 100% elétrico, alinhando-se às práticas de sustentabilidade.
Em coletiva de imprensa realizada durante a feira, Daniel Randon, presidente da Randoncorp, e Sérgio L. Carvalho, CEO da companhia, destacaram que o objetivo da AT4T é atender a setores específicos onde operações autônomas podem agregar maior segurança e eficiência, como na mineração e agricultura. De acordo com Carvalho, a solução é complementar às tecnologias de transporte já existentes no mercado e visa atender às crescentes demandas por eficiência e inovação em ambientes de alta complexidade e acesso restrito.
A Randoncorp, empresa com mais de 75 anos de atuação em soluções para veículos comerciais, enfatiza que a AT4T não é um produto voltado ao mercado consumidor, mas uma plataforma experimental destinada a mostrar o potencial da automação e suas aplicações em condições específicas de operação.