Por Roberto Hunoff    

Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

Criado em 2019 pela Mercedes-Benz, o Movimento A Voz Delas foi apontado no Prêmio Top Of Mind do Transporte como o case de Destaque. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. A primeira iniciativa foi a reforma de banheiros em um posto de combustível.

Desde então, centenas de ações foram realizadas, como rodas de conversas, programas, atividades de estrada pelo país em postos de combustível e engajamento de empresas do setor. O mais recente encaminhamento ocorreu no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março deste ano, com a ampliação do olhar para as motoristas de ônibus. Inicialmente, o Movimento está aprofundando conhecimentos sobre condições e demandas das mulheres no transporte urbano e rodoviário de passageiros.

“Estamos ouvindo motoristas, executivas e empresárias para conhecer as características e os desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e, principalmente, qual a participação das mulheres em suas atividades. Queremos conhecer os problemas de infraestrutura e operação para as motoristas, tanto nas estradas, quanto nas paradas e trajetos do transporte urbano, assim como as questões de assédio e machismo em suas rotinas de trabalho”, assinala Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto e Comunicação Ônibus.
Rannielly Moreira, Coordenadora do Movimento A Voz Delas, recebeu o prêmio.

Na sequência, a iniciativa buscará soluções, sensibilizando todos aqueles que atuam no transporte, incentivando a participação do maior número de parceiros. Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões, também reforça a importância da chegada das mulheres do setor de ônibus a essa iniciativa.

“Assim como o Movimento a Voz Delas vem trabalhando pelas caminhoneiras, precisamos viabilizar um ambiente seguro e respeitoso também para as motoristas de ônibus. Evoluir sempre é uma forma natural de amplificar a voz delas para que sejam mais escutadas, valorizadas e reconhecidas. No futuro, pretendemos ampliar ainda mais nossa causa para sociedade por meio de iniciativas de parceria com órgãos governamentais e ONGs de ações sociais, para assim ganharmos mais interlocutores e o endosso de formadores de opinião e da sociedade em geral”, anuncia Ebru Semizer.

Para marcar a ampliação da atuação do movimento, a Mercedes-Benz criou a campanha Nossa Jornada – Homenagem do Movimento A Voz Delas às Motoristas de Caminhões, Ônibus e Cristais, que ressalta toda a jornada percorrida junto às empresas parceiras e estas mulheres do transporte do início até agora.

“Chegamos até aqui, mas a caminhada não para. Cada um com uma jornada diferente, mas que formam partes que se completam em busca do mesmo objetivo”, destaca a executiva.

Outra ação consolidada é o site A Voz Delas (avozdelas.com.br), que reúne notícias do setor e vídeos explicativos sobre temas variados, como saúde, bem-estar, segurança e dicas de condução, dentre outros, além de compartilhar histórias inspiradoras de caminhoneiras. Na ferramenta virtual foi criado o ícone

“Empresas que fazem a diferença” para aproximar organizações que entendem a importância da força feminina no setor e as seguidoras. “Não divulgamos vagas disponíveis, nem salários, somente uma breve descrição da transportadora e os contatos para envio do currículo. Dessa forma, cada profissional poderá conhecer mais sobre a empresa que pretende se candidatar”, ressalta Ebru Semizer.

Actros – Estrela delas

 Na Fenatran 2022, foi apresentado o Actros Estrela Delas, um caminhão que teve a participação de centenas de mulheres durante o processo de criação, foi desenhado e fabricado por elas e para elas, com uma série de customizações que o transformaram em um veículo exclusivo no mundo. O movimento se aproximou ainda mais das mulheres com a Caravana do Actros Estrela Delas, que foi para as estradas, oferecendo conteúdo importante e fazendo a diferença na transformação do setor do transporte. Na Agrishow 2022 foi concebido um ponto de encontro para conversas entre mulheres sobre o agronegócio. Outra iniciativa foi a promoção “Na direção dos seus sonhos”. A iniciativa garantiu que 30 mulheres ganhassem a troca de categoria das habilitações profissionais, combinado a cursos de formação, permitindo assim o início de uma nova fase em suas vidas.


<< Anterior                                                                                                                                                           Próxima  >>

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here