PIB DO TRANSPORTE EM QUEDA
O PIB (Produto Interno Bruto) do transporte foi calculado em R$ 64,86 bilhões no acumulado de janeiro a março de 2019. De acordo com informações divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi representada uma queda de 0,6% com o trimestre anterior. Esse é o terceiro resultado negativo do setor nos últimos quatro trimestres.
Apesar disso, o valor representa um aumento de 0,2% em relação ao mesmo período de 2018. Mesmo com os segmentos de comércio e transporte demonstrando quedas, no geral, o setor de serviços também obteve um aumento de 0,2%.
O mau desempenho pode ser resultado da fraqueza da atividade econômica. Tudo isso, puxado, principalmente, pelo baixo dinamismo da indústria nacional e do setor agropecuário, que amargaram uma retração de 0,7% e de 0,5% no 1º trimestre de 2019 em relação ao trimestre imediatamente anterior, respectivamente. Logo, justificando a piora das expectativas do mercado.
DOBRA DE PONTOS PARA SUSPENSÃO
De acordo com o próprio Presidente da República, Jair Bolsonaro, existe de sua parte a intensão de nos próximos dias, apresentar um projeto de lei ao Congresso para aumentar a validade da carteira nacional de habilitação (CNH) e dobrar o limite de pontos para a suspensão do documento.
Em sua conta da rede social Twitter, o presidente postou tal declaração:
“Nessa semana apresentarei projeto de lei para: 1 – Passar de 5 para 10 anos a validade da Carteira de Habilitação; 2 – Passar de 20 para 40 pontos o limite para perder a CNH”.
Além disso, Bolsonaro também postou um vídeo elogiando o uso do Exército na recuperação da BR-163. Ele disse que a utilização dos militares na rodovia é mais barata e fornece “mais confiança no trabalho”.
Para finalizar sua declaração, o presidente disse estar engajado em interromper a instalação de radares eletrônicos nas rodovias federais. Ele informou que o Ministério da Infraestrutura tinha 8 mil processos para a instalação de radares. Isso consumiria R$ 1 bilhão em quatro anos. Bolsonaro declarou que a interrupção na instalação dos radares representará um golpe na indústria de multas.
Fonte: Agência Brasil
CAFÉ E CARNE REGISTRAM ALTA DE MOVIMENTAÇÃO EM SANTOS
A movimentação de cargas pelo Porto de Santos em abril de 2019 registrou os maiores crescimentos nos embarques de café (152,2%) e carnes (231,5%). Esses foram os produtos de destaque no mês.
Apesar disso, no geral houve queda de 10,1% em relação a abril/2018, para 10,5 milhões de toneladas operadas. Além de crescimento de 0,6% no fluxo de desembarques e redução de 14,1% no de embarque.
Todos os dados foram levantados pela Gerência de Estatísticas da Autoridade Portuária de Santos (Codesp).