9

Onde ainda prevalece a tradição

As duas marcas mais tradicionais do mercado de caminhões pesados, Volvo e Scania, brigam pela liderança deste segmento de pesados. A primeira tem dois modelos no topo do ranking dos 10 mais vendidos e a segunda tem quatro modelos bem posicionados nesta lista de campeões de vendas

Mauro Cassane

Imagem, Divulgação

O mais rentável e volumoso segmento de caminhões do mercado nacional, o de pesados, segue em franca expansão. Há algum tempo responde por pouco mais da metade das vendas totais de caminhões no País. Montadora que tem planos de ganhar dinheiro neste negócio, precisa investir com força em rede e tecnologia para atuar especificamente neste segmento.

Neste segmento a briga é, literalmente, pesada entre duas marcas da mesma nacionalidade: Volvo e Scania, da Suécia. A primeira, há algum tempo, domina esse segmento com seus caminhões da Família FH.

O modelo 540, mais uma vez, foi o mais vendido. Ano passado foram emplacadas 7.765 unidades, volume que permitiu à Volvo ficar com fatia de 12,53% deste segmento cravando a liderança.

Entretanto, na segunda colocação, com 4.956 unidades, vem outro FH que abocanhou mais 8% deste segmento. O que dá à Volvo 20% deste segmento. Já da terceira à oitava posição, a briga fica entre Scania e DAF. Em terceiro lugar está o DAF XF 530 cujas vendas, em 2024, alcançaram 4.608 veículos. Mas na cola deste modelo, vem o Scania R 450 com 4.417 caminhões licenciados. Ambos modelos ficam com pouco mais de 7% de participação cada um.

Por outro lado, na briga entre quinta e sexta posição, a vantagem é a favor da Scania com o R 460 em quinto lugar (4.010 unidades vendidas) contra 3.155 caminhões DAF modelo XF 480, que ficou na sexta posição.

Porém, sétimo e oitavo lugar, somam-se mais dois modelos Scania: R 540 e R 560 respectivamente com 2.507 e 2.493 de vendas cada modelo. Neste segmento, no ranking dos 10 modelos mais vendidos, há uma marca campeã: Scania. São quatro modelos entre os 10 mais vendidos do Brasil. Depois vem a Volvo com os dois líderes, FH e, em terceiro a DAF, com os modelos XF na terceira e sexta posição.

Contudo, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus não estão de fora deste negócio. Pelo contrário, estão mostrando as garras com bons produtos. Na nona posição deste ranking está o renovado Actros 2548 com 2.406 veículos emplacados e muito próximo da oitava posição, ocupada pelo R 560 da Scania.

Atenção fica com o modelo VW Meteor 28.480 que, ano passado, fez 2.111 unidades emplacadas ficando na décima colocação entre caminhões pesados mais vendidos do Brasil. A Volks começou ano passado forte campanha focada neste caminhão específico, colheu resultados e pode incomodar muito mais neste ano.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *