Apesar das crises econômicas e epidemias problemáticas que a humanidade presenciou nos últimos 100 anos, nenhum cenário foi tão desafiador para o ser humano quanto a pandemia da COVID19. Diante de uma virulência tão extrema devido à alta capacidade de contágio, o trabalho dos caminhoneiros durante a pandemia do coronavírus, assim como o dos médicos e outros profissionais essenciais neste cenário, merece muitos aplausos.
A medida mais efetiva contra o novo coronavírus é o isolamento social, que reduz o índice de transmissão da doença. Assim, muitos estabelecimentos, serviços, empresas, espaços públicos e fronteiras de todos os tipos, foram fechadas para proteger a saúde e a vida de todos os cidadãos brasileiros.
Em frente a este lockdown, estados e municípios definiram quais serviços seriam essenciais para a população e assim, foram permitidos para atender demandas indispensáveis de todas as pessoas, como mercados, farmácias, restaurantes delivery, transporte, entre outros.
Entenda porque é tão importante o trabalho dos caminhoneiros durante a pandemia
E durante este período de grande abalo para toda a humanidade, assim como os médicos são heroicos, os caminhoneiros durante a pandemia também são heróis, pois sem eles, nenhuma prateleira dos estabelecimentos que oferecem os serviços essenciais estariam abastecidas, nenhum médico teria novos EPI’S e muitas outras ferramentas descartáveis, os pacientes não teriam o remédio para tratamento no hospital e muito menos na farmácia para se tratar em casa durante o isolamento.
São milhões de motoristas e carregadores nas ruas, nas estradas, expostos a mais esta doença. São muitos, e uma das questões mais preocupantes é que vários caminhoneiros e caminhoneiras presentes nas estradas já possuem idade mais avançada, classificados em grupos de risco da COVID19.
Assim como na greve de 2018, mais uma vez os caminhoneiros estão mostrando como são indispensáveis para toda a população brasileira. Por isso, é essencial ressaltar o respaldo e reconhecimento merecido para a categoria, que se mostra corajosa e não deixa o Brasil parar.
Isto quer dizer, que é preciso, e com extrema urgência, o estabelecimento de medidas a serem cumpridas e estejam em concordância com empresas de transporte e embarcadores, para que tenham médicos, assistência e ações de prevenção para proteger e trazer dignidade e à vida desses profissionais e não os deixe ainda mais expostos.
Por tudo o que foi dito e muito mais, é mais que importante, é essencial que além das empresas e o governo, também toda a população reconheça a importância dessas pessoas tão importantes para o funcionamento do país e vida dos cidadãos. Então, não se esqueça, por favor, de também ir até sua janela aplaudir o trabalho dos caminhoneiros durante a pandemia do coronavírus.
Rinaldo Machado
Publisher
Próxima Matéria: Volkswagen Caminhões e Ônibus mantém pós-vendas emergencial