Partner Rapid é eficiente, oferece boa dirigibilidade e conforto em operações urbanas
Por Mauro Cassane
TranspoData, Divulgação
Embora intima e tecnicamente parecidos (a plataforma é exatamente a mesma), o furgão Partner Rapid, da Peugeot, só se diferencia de seu primo mais famoso, o Fiat Fiorino, no quesito vendas.
Ano passado, enquanto o primo rico emplacou perto de 21 mil unidades e ficou em sexto lugar entre os comerciais leves mais vendidos no Brasil, o Partner vendeu pouco mais de duas mil unidades.
A liderança desse segmento, com volumes médios de emplacamentos anuais na casa de 400 mil unidades, são de produtos Fiat: ano passado, a picape pequena Strada ficou em primeiro lugar com mais de 110 mil unidades comercializadas e, em segundo, a Toro, com mais de 48 mil emplacamentos.
Com a Partner Rapid (testamos o modelo Business Pack, que é o mais completo -a outra versão, de entrada, é bem mais simples), a Stellantis agiu com correção ao oferecer um produto que já tem ampla aceitação no mercado.
Até no preço os dois furgões são iguais: na faixa de 106 mil reais. Quem tem alguma cisma com uma das marcas, há a opção da outra. O produto, por fim, tirando logo e alguns detalhes da grade frontal, é exatamente o mesmo.
A versão que testamos vem com alarme, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com comandos, direção hidráulica, protetor de cárter, travas elétricas, vidros elétricos e volante com regulagem de altura. Falta, contudo (e esse item foi esquecido em diversos veículos comerciais de todas as marcas), um espaço simples e prático para se posicionar o celular de maneira firme e segura para o condutor se valer de apps como Google Maps e Waze (fundamentais para quem trabalha com entregas urbanas).
Tirando esse equívoco ergonômico, todo o resto foi pensado para o veículo oferecer boa eficiência operacional no leva-e-traz das grandes cidades. É um furgão ágil, dinâmico e com dirigibilidade confortável.
Motor 1.4 flex e transmissão manual de cinco velocidades, funcionam perfeitamente bem. As trocas de marcha são suaves curtas e precisas. Sua ficha técnica diz que comporta 650 kg de carga útil (testamos com metade disso) e, mesmo em fortes subidas, o furgão se comportou muito bem.
Não dá, naturalmente, para (carregado) fazer ultrapassagens em subidas. Nem tente. Falta-lhe uma retomada mais heroica. Mas, como não é esportivo, e nem foi pensado para este propósito, está tudo certo.
O motor 1.4 entrega 84/86 cv (gasolina e etanol) e 11,8/12,2 kgfm de torque. Tem boa força de tração, desenvolve bem velocidades médias nas retas, mantendo giro baixo e tocada econômica. Chegamos a fazer média de 7,9 km/l em tocada urbana com carga de 340 kg com etanol.
Ainda em subida, boa nota merece o “Hill Assist”, mecanismo que segura o carro para partidas em rampa. Segura firme, mesmo carregado, por até três segundos. O suficiente. Para carregar e descarregar, as portas traseiras, que abrem naturalmente a 90 graus, são de manuseio fácil e amigável e chegam, com um clique simples nas dobradiças, a 180 graus (ideal para docas).
Seria bom se a Peugeot oferecesse o modelo já, ao menos, com um radinho básico. Não oferece. Tem lá no painel espaço para instalação futura (coisa rara de acontecer quando falamos de veículos de frota). Ar-condicionado tem três estágios e, com um cockpit de apenas dois lugares, chega a gelar a cabina.
O compartimento de carga (baú) é, operacionalmente falando, correto. É possível carregar até 3,3 metros cúbicos. O tapete protetor emborrachado facilita por demais o manuseio de caixas, caixotes e materiais metálicos e, além disso, protege o piso. A luz do teto da caçamba acende-se automaticamente e há quatro ganchos, nas extremidades, para amarração.
Em uma jornada de cinco horas, o Peugeot Partner Rapid passa com louvor. É um furgão pequeno que oferece bom conforto e, o melhor na correria do e-commerce, silêncio (sem aquele indesejável “nhac-nhac”, muito comum em alguns baús metálicos). Nas curvas é estável e os freios são eficientes (são discos nas rodas dianteiras e tambor na parte traseira). Poderia ser disco em todas as rodas. No geral, um furgão pequeno com honestas qualidades.
Ficha técnica:
Motorização: 1.4
Combustível: Etanol / Gasolina
Potência (cv): 86 (E) / 84 (G)
Torque: (kgf.m) 12.0 (E) / 11.6 (G)
Velocidade máxima: 160 (km/h)
Tempo: 0-100 (s) 13.7 (E) / 14.7 (G)
Consumo cidade (km/l): 8.1 (E) / 11.7 (G)
Consumo estrada (km/l): 8.4 (E) / 12.4 (G)
Tração: Dianteira
Direção: Hidráulica
Suspensão dianteira: Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal
Suspensão traseira: Suspensão tipo eixo rígido, mola parabólica longitudinal (feixe de mola)
Freios dianteiros: Discos Ventilados
Freios traseiros: Tambor