Avaliamos na cidade, campo e estrada a maior e mais cara picape comercializada no Brasil que também é a mais vendida da marca Ram no País
Por Mauro Cassane
Lançada ano passado, a Nova Ram 3500 surpreendeu no mercado brasileiro. A marca também oferece as versões 1500 e 2500 (no mesmo tamanho mas com potências menores). Mas é a maior, e a mais cara, que chama a atenção (não apenas por onde passa) mas por seus resultados de vendas. Só em março deste ano foram emplacadas 553 unidades deste modelo (no trimestre o volume chegou a 1.062 emplacamentos).
Não chega a vender mais que as picapes médias bem conhecidas do mercado nacional, cuja liderança segue folgada com a Toyota Hilux, em segundo lugar a GM S10 e, na terceira posição, Ford Ranger (com os seguintes volumes acumulados no primeiro trimestre deste ano: 10.611, 6.252 e 3.980, respectivamente).
Mas a Ram 3500 está em categoria bem acima. É uma picape grande que, legalmente, é classificada como um pequeno caminhão. Inclusive, para pilotar, tem que ter habilitação categoria “C”. Além de se ficar atento às regras, em algumas capitais, que restringem circulação de veículos de carga em centros urbanos.
O modelo peso-pesado da Ram, que é a mais vendida nos EUA e, agora, também no Brasil é, de fato, um pequeno caminhão de luxo. Certamente, por tanto requinte, esse veículo especial é bem pouco utilizado para, efetivamente, lidar na labuta diária de fazer transporte comercial. Ninguém puxa frete com um carrão luxuoso como esse cujo valor está acima de 500 mil reais.
Quem compra essa picapona, obviamente, são pessoas apaixonadas por veículos ostensivamente grandes e luxuosos. Muitos são, de fato, frotistas de caminhões que já alimentam antiga paixão pelos brutos. Outros tantos, agricultores. Dos três modelos Ram hoje disponíveis no País, apenas essa, a maior, 3500, utiliza o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que se vale do Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes (como todos os caminhões).
Os brasileiros conhecem as picapes Ram desde 2005 quando a marca importou os primeiros modelos. Em 2021, o modelo 1500 Rebel chegou ao mercado e, ano passado, a marca passou a importar, também, a 3500 que, surpreendentemente, mesmo sendo a mais cara, maior e considerando que precisa de habilitação “C” para dirigi-la, imediatamente passou a ser a mais vendida.
A 3500 é oferecida ao mercado brasileiro em duas versões: a Laramie (R$ 484.990,00) – que inclui a opção Night Edition (R$ 509.990,00) – e a topo de linha Limited Longhorn (R$ 529.990,00) versão que avaliamos e que vamos descrever abaixo como foi a experiência de circular pela cidade, por estradas e, também, no campo, com a maior, mais luxuosa e mais potente picape do mercado nacional.
Vamos começar logo pelo motor Cummins turbo diesel de 6.7 litros com seis cilindros em linha e que entrega 377 cv potência (é o mesmo propulsor do modelo Ram 2500 mas, nessa versão, são 12 cv a mais). O torque chega a 1.150 Nm a 1.700 rpm. Esse propulsor também equipa, a título de exemplo e comparação, alguns modelos de caminhões médios pelo mundo.
Sob o capô da Ram, o motor Cummins se harmoniza com a transmissão automática da marca que conta com seis velocidades. As trocas são suaves, imperceptíveis e ágeis. A alavanca seletora fica ao lado direito do volante, como nos carrões automáticos antigos. O pormenor retrô causa, claro, alguma estranheza no início, mas é um charme à parte e não prejudica a dirigibilidade.
Na tocada em cidade, a Ram precisa de algum tempo para o motor encher. Funciona como caminhão mesmo. Não é, por suas dimensões, um veículo para quem gosta de direção, digamos assim, mais esportiva nos centros urbanos (normalmente irresponsáveis). Já na estrada, a Ram 3500 faz juz à seu design frontal que sugere a quem a vê pelo retrovisor “é melhor dar seta e se posicionar na pista da direita”. Pesada e grande, ela se torna macia e com respostas rápidas ao pedal de aceleração.
CONSUMO APURADO (carregada com meia tonelada):
Cidade – 7,4 km/l
Estrada – 7,9 km/l
Terra – 6,8 km/l
O design, de fato, com imensa grade cromada tomando toda parte frontal e na altura de um SUV médio, se destaca. Chama a atenção por onde passa ou para. Impossível não ser notada. Suas dimensões contribuem bastante. São 6,07 metros de comprimento, por 2,04 metros de altura mais 2,12 metros de largura com distância entre-eixos de 3,78 metros. A caçamba tem capacidade volumétrica para 1.628 litros o que, tecnicamente, permite capacidade de carga de até 1.752 kg já o trem-de-força (com elevado torque) permite CMT de pouco mais de nove toneladas.
Para quem gosta de puxar trailers, a caçamba vem equipada com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos. E, naturalmente, um carrão desta estirpe tem que vir com luxo. E vem. A versão topo de linha que avaliamos, Limited Longhorn, vem cheia de mimos sofisticados. Ao abri a porta, por exemplo, automaticamente se descortina o estribo elétrico. É preciso até tomar cuidado para não bater a canela nele se abrir a porta de maneira distraída. Ao entrar na cabine, mais encanto: há uma profusão de detalhes bem cuidados à base de madeira natural e couro legítimo.
As cores internas são harmonizadas entre marrom claro e preto com as costuras no couro ganhando destaque e se prolongando por parte do volante, alavanca do câmbio, parte do painel e puxadores das portas. A outra parte do volante é revestida com madeira e esse recurso oferece agradável experiência sensorial à condução.
Chama atenção os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. O pessoal da Ram caprichou até nos tapetes da 3500 Limited Longhorn que ostentam emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country. A inspiração do tipo cowboy se observa também nas fivelas dos porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros.
Pilotar a noite mostra outros recursos tecnológicos que encantam. Ela vem equipada faróis Full LED Matrix direcionais na dianteira, exclusivos no segmento de picapes. Essa tecnologia aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto. Resumindo: o farol funciona como se um co-piloto estivesse com uma lanterna em mãos iluminando os ângulos mais escuros de cada curva. Um detalhe que te oferece uma boa sensação de segurança extra, especialmente em estradas sem iluminação.
Há ainda muitos outros itens de destaque (que também fazem parte da versão Laramie Night Edition) como: espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistências à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer (na Laramie o áudio, também premium, é da Alpine, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer).
De todos os recursos, um particularmente merece destaque: a profusão de câmeras facilita, e muito, toda sorte de manobra com uma picape dessas dimensões gigantes. Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera 360° que, aliada a sensores, não te impedem, ao máximo, qualquer barbeiragem em manobras. Cada detalhe da manobra fica bem claro na tela central, enorme como um tablet, de 12 polegadas. Não dá para dizer que não viu algum obstáculo. As câmeras da Ram não ignoram nenhum ponto cego.
Há aquecimento e ventilação dos assentos dianteiros (os laterais de trás também são aquecidos a partir da Laramie Night Edition) e aquecimento no volante. Os ajustes dos pedais possuem ajustes elétricos, algo incomum no mercado e bancos dianteiros, ajustes elétricos de 10 posições, e duas memórias para o motorista. Completam a lista de equipamentos as 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15 polegadas, além de duas tomadas de 115V de padrão norte americano.
Há muitos porta-objetos: destacamos dois dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão.
Enfim, pilotar a Ram 3500 é uma experiência altamente prazerosa. A despeito do motorzão de caminhão, é extremamente silenciosa e, na estrada, se comporta como um carro de luxo tanto no conforto como, também, na performance. É boa para andar na terra mas sofre um pouco, por conta de suas dimensões e se estiver sem nenhuma carga, com lama fina. Ela precisa de peso para se dar bem em condições mais severas de off-road. É, portanto, um carrão de luxo que até encara terra, mas prefere mesmo uma boa e tranquila estrada.