As seis principais marcas fabricantes de caminhões expuseram seus produtos e serviços na 23ª Transposul, realizada em Porto Alegre (RS), no Centro de Eventos da Federação das Indústrias, de 20 a 23 de junho. DAF, IVECO, Mercedes, Scania, Volvo e Volkswagen apresentaram as mais recentes novidades com motorização Euro 6, além de novos serviços. A TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística é uma realização do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs).

Roberto Hunoff

Foto Guilherme Gargioni

Scania apresenta nova gama Plus

Crédito: Foto Scania, Divulgação

A 23ª TranspoSul foi escolhida pela Scania para mostrar ao público seu mais recente lançamento, a gama Plus. Um modelo Super, da linha lançada no final de 2022, também foi exposto no espaço da fabricante. “É sempre muito importante para a Scania o fortalecimento do relacionamento com os clientes e potenciais clientes no Rio Grande do Sul por intermédio das concessionárias locais, Suvesa e Brasdiesel. Recebemos muitos interesses de compra e concretizando negociações”, afirmou Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. Foram expostos os modelos R 450 6×2 Plus e 560 R 6×4 Super. Na área de teste de direção, os visitantes tiveram contato com o semipesado P 280 6×2.

A fabricante aproveitou a feira para uma ação especial de seu novo negócio, a Scania Locação. Foi feita uma homenagem ao cliente Transportadora Hammes, que alugou a maior frota, até o momento. São 15 caminhões G 450 6×2, em contrato de 60 meses de locação e com programa de manutenção Premium. A rota escolhida está entre São Paulo e Rio de Janeiro para o transporte de produtos químicos. “Os oito primeiros caminhões da Hammes já estão rodando, desde maio. O restante será entregue nos próximos dias. A Scania Locação tem sido um sucesso com vários clientes se beneficiando das inúmeras vantagens da marca nesta modalidade de negócio”, conta Renata Campos, gerente da Scania Locação.

IVECO aponta caminhos tecnológicos para o futuro do transporte

Crédito: Foto Iveco, Divulgação

 O diretor de marketing e portfólio de produtos da IVECO para a América Latina, Marcus Souza (foto), apresentou, durante o congresso realizado de forma paralela à feira, a palestra sobre o tema “Tecnologia e Natural Power”. Expôs uma visão abrangente das principais tendências e caminhos tecnológicos que impulsionam a indústria do transporte rumo a um futuro mais sustentável, com destaque para as inovações que moldarão o segmento nos próximos anos.

Souza enfatizou a importância da digitalização e da conectividade na transformação do setor e compartilhou informações sobre o IVECO ON, multiplataforma de gestão de frota que permite aos operadores acompanharem em tempo real o consumo de combustível, a eficiência dos veículos e o comportamento dos motoristas. Outro destaque foi o IVECO DRIVER PAL, sistema de comando de voz com recursos de assistente virtual, que assegura uma experiência de condução mais intuitiva e segura aos motoristas.

Souza também abordou as tendências do transporte. Ressaltou a importância da servitização para o segmento, destacando como as novas gerações, incluindo os millennials e a Z, valorizam o acesso em vez da propriedade. O executivo apresentou o modelo GATE (Green & Advanced Transport Ecosystem), um serviço de aluguel de caminhões elétricos do Iveco Group na Europa, que oferece uma alternativa sustentável e flexível para atender às demandas desses consumidores. Ainda reforçou o compromisso da marca com a sustentabilidade por meio do programa Brasil Natural Power, que busca desenvolver um ecossistema estruturado e veículos comerciais movidos a combustíveis alternativos adaptados às necessidades do transporte brasileiro.

No estande a IVECO expôs seu portfólio completo, abrangendo desde caminhões leves até pesados. Deu destaque às linhas Daily, Tector e S-Way, todas alinhadas à agenda global de redução de emissões de poluentes por meio do uso de tecnologias avançadas. Outra aliada da IVECO para o mercado de transporte é a linha de peças, acessórios e serviços NEXPRO, que cresceu significativamente nos últimos sete anos. Com um portfólio de soluções para os clientes e cerca de 150 pontos de venda em toda a América Latina, a NEXPRO lançou neste ano uma nova gama de componentes com mais de 30 acessórios. A presença na feira teve a parceria da IVECO Capital e Consórcio IVECO.

Mercedes destaca Actros “Estrela Delas”

Crédito: Foto Mercedes, Divulgação

Uma das principais atrações da Mercedes-Benz foi o Actros 2651 “Estrela Delas”, do Movimento A Voz Delas, iniciativa criada pela marca para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte. Este modelo especial recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas em pesquisa com caminhoneiras e cristais (companheiras dos motoristas), realizada pela empresa a fim de verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas. “Foi uma satisfação apresentar esse Actros customizado num dos maiores eventos do setor no Brasil, dando visibilidade ao trabalho e à inclusão de mulheres no transporte e logística”, ressaltou Ebru Semizer, gerente sênior de marketing comunicação e inteligência de mercado caminhões.

A Mercedes-Benz ainda disponibilizou dois caminhões extrapesados para test-drive durante a feira: um Actros 2653 6×4 com motor OM 471 de 530 cavalos, o mais potente da marca no país, e o Actros 2045 4×2 com motor OM 460 de 449 cavalos. Também foram expostos um Actros 2653 6×4 com pacote Robustez, um Actros 2548 6×2 e um semipesado Atego 2429 6×2. “Nossa participação tem também o propósito de entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos mais diversos públicos, sejam as empresas de transporte, os autônomos e os motoristas”, afirmou Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing caminhões.

A marca ainda foi representada pelo Banco Mercedes-Benz, Consórcio Mercedes-Benz e Selectrucks, unidade de negócios de veículos seminovos, fabricados entre 2016 e 2022. Vários itens das três linhas de peças oferecidas aos clientes (Genuínas, Renov e Alliance) foram expostos no estande. Totens com telas touch permitiram aos visitantes acesso a serviços como planos de manutenção, sistema de telemetria e gestão de frota Fleetboard, Serviço Dedicado, Fleetgreen, tag de pedágio e outros.

No congresso técnico, a montadora participou de discussões sobre a estratégia ESG, representatividade feminina no setor de transporte e logística, gestão de negócios e startups de inovação. Susan Graf, gerente de novos negócios e experiência do cliente na área de Peças & Serviços ao Cliente, apresentou os benefícios da Fleetgreen, solução integrada com dados de telemetria da Fleetboard para mensurar o carbono emitido durante o transporte de cargas e melhorar a performance das frotas dos clientes.

VWCO reforça políticas de sustentabilidade

 Crédito: Foto VWCO, Divulgação

O portfólio de caminhões Volkswagen foi representado na TranspoSul pelos modelos Meteor 29.530, Constellation 26.320 e 25.480, e e-Delivery. “Mantemos a liderança de vendas nos estados do Sul com representantes das famílias Delivery, Constellation e Meteor entre os 10 mais vendidos”, assinalou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços. Os visitantes tiveram a oportunidade de fazer test-drive no cavalo mecânico Meteor 29.530.

Em palestra no congresso técnico, Alouche abordou a importância da adoção de práticas sustentáveis no segmento de transporte. “O compromisso com a sustentabilidade no setor de montadoras de caminhões impulsiona a transição para uma economia mais verde e consciente”, defendeu.

Segundo o executivo, a Volkswagen entrega mais valor para o seu cliente com um olhar voltado à sustentabilidade. “Há muitos anos a empresa adota essa abordagem, mesmo antes do conceito de ESG se popularizar. Nossas ações concentram-se no meio ambiente, no âmbito social e na governança corporativa, garantindo a perenidade dos negócios”, disse.

Durante a palestra, apresentou o case do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico desenvolvido, testado, produzido e lançado na América do Sul. Ele destacou que o objetivo da Volkswagen era demonstrar que estava preparada para o futuro e que o êxito alcançado foi extraordinário. Além disso, a empresa foi além das exigências na implantação dos modelos Euro 6. “Agregamos muito mais valor aos produtos, indo além daquilo que a legislação determina. Entregamos mais eficiência, menor custo de manutenção, menos consumo de combustível, mais conforto ao motorista e antecipamos vários itens de segurança para garantir que a empresa atenda mais do que 100% das normas estabelecidas no ESG”, detalhou.

Também anunciou o Plano Volkswagen de Renovação da Frota. O objetivo é buscar o caminhão com mais de 20 anos de mercado e, através de certificados de comprovação da data de fabricação, assegurar ao proprietário o desconto na compra de uma unidade zero quilômetro.

Volvo investe em condições especiais de compra

 Crédito: Foto Volvo, Divulgação

Em conjunto com a Dipesul, concessionária da marca no Rio Grande do Sul, a Volvo exibiu em seu estande um caminhão FH 460 e dois VM 360, além de um FH 540 do programa de seminovos. Também expôs o portfólio de peças e serviços de manutenção. Durante o mês de junho, a montadora ofereceu condições especiais na linha VM Euro 6. Além do enquadramento no Programa de Renovação da Frota anunciado recentemente pelo governo federal, a Volvo oferece financiamento do modelo em até 100% e pagamento da primeira parcela só em outubro.

DAF expôs o XF Off-Road

A DAF levou para a 23ª TranspoSul seus principais lançamentos e o modelo XF, campeão em vendas. Destaque para o recém-lançado XF Off-Road, versão fora de estrada do modelo mais vendido da marca, o CF Semipesado Rígido, e para o XF Rodoviário.

O espaço foi compartilhado com a PACCAR Parts Brasil, que apresentou a linha de peças genuínas DAR e multimarcas TRP.  “Estar neste evento é fundamental para fortalecermos negócios e relacionamentos com o público especializado, fornecedores, clientes e potenciais parceiros”, comentou Antenor Frasson, diretor geral da PACCAR Parts América Latina.

Além de toda a linha multimarcas TRP, a empresa comercializou o portfólio de acessórios com foco em desempenho, aerodinâmica, segurança e redução do consumo de combustível. O conjunto reúne saia lateral, kit hidráulico, multimídia, rádios, defletores, rodas de alumínio e spoiler dianteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here