Michelin amplia portfólio para caminhões

Tecnologia dos novos pneus reduz consumo de combustível, taxa de desgaste e emissão de CO²

Roberto Hunoff

Fotos Michelin, Divulgação

Com design e características inovadoras, os novos pneus da linha X Multi Michelin para frotas de caminhões oferecem em comum três vantagens aos clientes: menor custo total de operação, mais segurança e menos impacto ambiental. Isso se dá pelo uso de tecnologias avançadas na confecção dos novos pneus da família X Multi, com três novos modelos.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a qualidade do pneu e, consequentemente, a redução no consumo de combustível, pode diminuir a emissão de CO² do veículo em até 13%. Os altos custos operacionais, a ocorrência de acidentes e as paradas não programadas estão entre as principais reclamações dos frotistas. Ainda de acordo com a CNT, 50% dos custos variáveis, que incluem diesel, pneu, manutenção e lubrificantes são impactados pela qualidade do pneu.

Segundo a fabricante, as novas soluções vêm para sanar essas e outras questões ao lançar mão de tecnologias avançadas. Uma delas é a Regenion, que garante uma taxa mínima de desgaste da banda de rodagem, reduzindo a resistência ao rolamento e menor consumo de combustível, além de manter a aderência do pneu mesmo ao longo de toda a sua vida. Outra é a Infinicoil, presente nos pneus direcionais, em que um cabo de aço único envolve toda a carcaça, dando mais resistência a sobrecargas e, portanto, menos desgaste irregular e mais estabilidade ao longo da vida útil do pneu, além de auxiliar na redução do consumo de combustível e aumentar a capacidade de carga.

X Multi Z2

Com redução de 13% na resistência ao rolamento, os pneus da X Multi Z2 possuem taxa de desgaste 24% menor em relação ao X Multi Z+. Outra mudança é em relação à quilometragem: aumento de 14% no transporte rodoviário de passageiros e de 10% no transporte de carga rodoviária. Os riscos de acidentes também foram mitigados com o uso de tecnologias inovadoras. O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste e emissão de CO².

A carcaça da linha X Multi Z2 foi reforçada para aumentar a resistência a estouros e perda repentina de pressão. A mudança reduz a necessidade de paradas não programadas e imprevistos. Com maior disponibilidade de frota, menor o gasto com manutenção.

X Multi Energy Z&D

 Os pneus X Multi Energy Z&D são 3,4 quilosg mais leves que a linha anterior, a Z+, com redução de 4% de matéria-prima. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e até 16% menor resistência ao rolamento que a versão anterior.

Os resultados dos testes sobre eficiência energética e desgaste de pneus, tanto internos, como os auditados pela DEKRA, indicaram redução de 4,7% de combustível, e consequentemente, menor emissão de CO² em comparação com os principais concorrentes do mercado. Para os testes foram usados 10 conjuntos de caminhão trator acoplados a 10 semirreboques de três eixos distanciados.

A fabricante informa que se os pneus forem usados em conjunto com as soluções Conected Fleet by Sascar, o potencial de redução do consumo de combustível do veículo praticamente dobra o valor. A economia total de combustível da frota chega a 9,2%, sendo 4,7% do pneu e 4,5% de gestão e telemetria, com câmara de fadiga, rotograma falado e black box.

X Multi Energy Z

Além da redução de consumo de combustível proporcionada pelo conjunto Energy Z&D, o pneu X Multi Energy Z apresenta ainda taxa de desgaste 12% menor que a versão anterior, gerando menos particulados ao longo de sua utilização. As tecnologias da linha X Multi Energy Z proporcionam maior resistência a choques, perfurações e infiltrações, elevando a quilometragem total do pneu e reduzindo os custos totais de operação.

Com arquitetura inovadora, a linha tem maior capacidade de carga (cerca de 7,5 toneladas) e mais estabilidade. O desenho dos pneus com sulcos mais fechados e ocultos garante mais controle do veículo em pista molhada ao longo de toda a sua utilização, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste.
X Multi Energy D

 Os pneus da linha X Multi Energy D são três quilos mais leves que a anterior, a D2, e apresentam redução de 14% na resistência ao rolamento, sem perder a aderência e mantendo a quilometragem. Possuem ainda taxa de desgaste 24% menor, apresentando redução de consumo de matéria-prima e menor geração de particulado no meio-ambiente. Um dos diferenciais é o desenho inovador da banda de rodagem, que através dos sulcos mais fechados no início da vida e que se abrem ao longo de sua utilização permitem que o pneu tenha boa aderência no seco e no molhado ao longo de toda a sua utilização, reduza a resistência ao rolamento e melhore a taxa de desgaste.

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