Mercedes inova na oferta de serviços digitais

Crédito
Mercedes, Divulgação

Em parceria com a Sascar, montadora lança solução de segurança para caminhões e cargas, nova modalidade agregada ao Fleetboard

Em eventos online, a Mercedes-Benz apresentou os avanços tecnológicos que vem acumulando sistematicamente com a aplicação de conceitos da indústria 4.0 nos serviços que entrega ao mercado. O principal destaque foi o lançamento dos produtos Fleetboard powered by Sascar, solução de segurança para caminhões e carga do Fleetboard, numa parceria com a Sascar. “Estamos oferecendo uma série de inovações baseadas em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital, Internet das Coisas e automatização”, assinalou Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

A parceria firmada com a Sascar para gestão de risco de caminhões e de cargas no mercado brasileiro, agregada ao sistema de gestão de frota Fleetboard, já está disponível para os extrapesados e, em breve, será estendida para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz.

“Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle”, recorda Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus.

No primeiro trimestre deste ano, a montadora registrou 1.243 caminhões ativados com os serviços do sistema de gestão de frota Fleetboard, sendo 80% de modelos extrapesados, o que resulta em 40% de participação de mercado. O volume de vendas do Fleetboard alcançou nos primeiros meses deste ano crescimento de 11% em relação a 2020. A rede de concessionários já iniciou as vendas da nova solução de segurança para carga e caminhões.

Mais de 1.000 caminhões ativados com Mercedes-Benz Uptime

Disponível para o Novo Actros, o Mercedes-Benz Uptime criou um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva no país, como também de relacionamento e assistência técnica entre montadora, concessionários e clientes. A inteligência de dados avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção.

Com aproximadamente 150 concessionários aderidos ao programa, já são mais de 1.000 caminhões ativados com o sistema em 725 clientes, com registro de 25 casos de breadkown evitados. São mais de 100 contatos realizados com clientes, envolvendo 71 ocorrências para manutenções preventivas e 285 para corretivas. Em termos de informações transmitidas aos frotistas, foram 2.160 dados solicitando a intervenção do cliente e mais de 300 mensagens para conhecimento.

Alguns concessionários estão replicando o conceito em suas áreas de atuação. Por meio do projeto “Conectados”, criaram “mini-torres de controle” em suas revendas para oferecer os serviços do Mercedes-Benz Uptime e do Fleetboard aos clientes. São 17 dealers já envolvidos e mais de 350 clientes conectados.

Garantia Estendida para mais proteção ao cliente

A Garantia Estendida é um seguro adicional criado pelo Banco Mercedes-Benz que oferece ao cliente a cobertura de eventuais intercorrências com seu caminhão que venham a ocorrer após o período de garantia original de fábrica. O novo produto estará disponível a partir de maio para períodos complementares de 12 ou 24 meses para o trem de força, podendo aumentar a garantia total do veículo para até quatro anos, conforme o modelo.

Realidade aumentada agiliza os trabalhos de manutenção

Técnicos de concessionários Mercedes-Benz já podem dispor de óculos de realidade aumentada para realização de diagnósticos de forma mais ágil, reduzindo o tempo de reparo e manutenção de veículos. O uso desta tecnologia foi uma iniciativa pioneira na Mercedes-Benz do Brasil e na Daimler Trucks, com a primeira aplicação na linha de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva.

Mercedes Club chega 97 mil participantes

Programa de relacionamento e recompensas, o Mercedes Club conta, hoje, com 97 mil participantes, entre frotistas, autônomos e motoristas. O programa superou a marca de 295 mil chassis de veículos cadastrados. Ainda conta com 66 empresas parceiras, que oferecem condições especiais e experiências diferenciadas aos participantes.

Ainda em 2021, o Mercedes Club estará disponível aos participantes por meio de um App. Isso aumentará o número de aplicativos criados para os motoristas, como o App Liga na Estrada, já utilizado por grandes frotistas e que avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir, e o App Jornada da Estrada, em breve disponível, que auxilia na gestão e no controle do dia a dia do motorista.

Consultoria Gerencial entrega soluções técnicas a clientes

Ferramentas de Serviços 4.0, como conectividade e análise de dados e informações, também estão presentes no trabalho de Consultoria Gerencial que a Mercedes-Benz oferece a frotistas. A equipe trabalha com a análise de dados operacionais, como consumo de combustível, intervalo entre as paradas, principais manutenções corretivas, durabilidade de componentes e outros.

As informações são coletadas por meio dos planos de manutenção ou diretamente do próprio cliente. Os dados são compilados e trabalhados também com os concessionários. Depois, por meio da ferramenta PowerBI, são gerados os indicadores de desempenho necessários para os planos de ação referente a cada informação.

A Mercedes-Benz já oferece a ferramenta para 13 clientes de ônibus e cinco de caminhões. Um cliente de ônibus, por exemplo, já vem acumulando muitos ganhos com esse serviço: aumento na disponibilidade da frota de 86% para 95%; incremento no QPK (Quebra por Km) de 49 mil km para 175 mil km e queda no CPK (Custo por Km) de R$ 0,14 para R$ 0,10.

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