Indicado para operações em vias não pavimentadas, novo modelo LO 916R tem capacidade para até 32 passageiros e dispositivo que permite acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Mauro Cassane
Mercedes-Benz, Divulgação
A fabricante alemã lançou no Brasil o micro-ônibus LO 916R Fretamento Rural desenvolvido especialmente para operar no campo. “O segmento de fretamento vem crescendo no Brasil, como reflexo do bom momento da economia do País e a geração de emprego. Isso se reflete não só nas cidades, como também no potencial das atividades do campo, daí o desenvolvimento de um produto para as novas demandas desse mercado”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo 16 unidades já foram comercializadas para clientes dos estados de Minas Gerais e São Paulo. “O LO 916R Fretamento Rural tem por base o consagrado chassi de micro-ônibus LO 916 da nossa marca, amplamente reconhecido pela robustez e resistência, mesmo em condições severas das vias fora de estrada”, diz Barbosa. “Com esse novo produto, ampliamos a oferta de micro-ônibus ônibus para fretamento.
OLO 916R Fretamento Rural foi especialmente desenvolvido para vias não pavimentadas. O produto reúne a força, robustez e resistência do LO de motor frontal com atributos como flexibilidade na configuração e versatilidade de operação em vias de terra e fora de estrada. Dessa forma, garante conforto e segurança no transporte de funcionários, com excelente custo operacional e rentabilidade para as empresas.
Com entre-eixos de 4.800 mm e PBT de 9,4 toneladas, o LO 916R pode receber carroçarias de até 9,2 metros de comprimento, com larguras de 2,25 a 2,40 metros. Esta configuração permite a montagem de até 32 assentos, sendo 31 para passageiros mais um auxiliar. Também vem equipado com Dispositivo de Poltrona Móvel, que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O motor OM 924 LA do LO 916R já é bem conhecido e respeitado no mercado nacional. Sua potência é de 163 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Este motor possui protetor de cárter, a fim de proteger os componentes inferiores durante a operação do veículo em áreas não pavimentadas.
A esse propulsor junta-se o câmbio manual Eaton de 6 marchas com acionamento por cabo, proporcionando melhor desempenho na operação e melhor ergonomia para os motoristas.
Na dianteira e na traseira, a suspensão do LO 916R Fretamento Rural é metálica, com molas parabólicas, pastilhas antirruído, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. Isso resulta em uma suspensão mais confortável e com menor nível de ruído.
Importante característica do LO 916R Fretamento Rural é a altura em relação ao solo: este chassi é 40 mm mais alto em relação ao piso comparado com o LO 916 urbano. Com isso, o veículo pode operar com tranquilidade em estradas não pavimentadas, pois os ângulos de entrada e de saída, assim como o ângulo de lombada entre os eixos, são maiores, evitando que componentes do chassi batam em tocos, lombadas mais altas, buracos e pedra, ficando mais adequado para rotas em trechos de terra.
O freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema antitravamento de rodas ABS, sistema antipatinação ASR, auxílio de partida em rampa, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade), proporcionado maior segurança na operação.
Esse chassi de micro-ônibus se destaca ainda pelo bloqueio de diferencial no eixo traseiro Mercedes-Benz R325, com acionamento automático, que melhora a tração em terrenos irregulares, atoleiros ou áreas alagadas. Também vem equipado com pneus 235 de perfil de rodagem mista (terra+asfalto) tendo uma maior altura e maior banda de rodagem, o que resulta em maior robustez.