Mercedes-Benz e Caio vendem lote de 82 ônibus para o Chile

Veículos são destinados à renovação de frota da Red Metropolitana de Movilidad, sistema de transporte público da capital Santiago

Roberto Hunoff

Foto Caio, Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil e a Caio fecharam a exportação de 82 ônibus urbanos para a Red Metropolitana de Movilidad (RED), sistema de transporte público de Santiago do Chile, anteriormente chamado de Transantiago. Os veículos são para renovação de frota e irão operar em um dos maiores sistemas BRT da América Latina e do mundo, que atende diariamente cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana da capital chilena.

Os chassis dos modelos O 500 UA articulado (72 unidades) e O 500 U padron (10) apresentam piso baixo, preparação para ar-condicionado e motorização Euro 6, atendendo às normas de legislação para redução de emissões no país. Os veículos estão equipados com sistema antibloqueio ABS, freio eletrônico EBS, sistema antiderrapagem ASR e câmbio automático. “Os chassis de ônibus da linha O 500 Mercedes-Benz possuem grande representatividade para o Chile. Especialmente em razão do piso baixo, que garante melhor acessibilidade e agilidade nos embarques e desembarques, além da suspensão pneumática, que aumenta o bem-estar a bordo”, afirma Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Latina Ônibus.

Com carroceria Caio na versão Mondego II tipo MA, o veículo disponibiliza assentos para 25 passageiros. Com o modelo Mondego II do tipo MA ART a capacidade sobe para 40. Em ambos há um assento exclusivo para pessoas com deficiência. Com ar-condicionado e tomadas USB nas laterais, os usuários têm mais comodidade durante as viagens.

Com embarque dianteiro por portas do tipo fole de acionamento eletropneumático e bloqueador de portas original do chassi, que evitam abertura inesperada durante o trajeto, o veículo possui iluminação interna em LED e sinalização nos degraus para a maior atenção dos passageiros. O ônibus é equipado com câmeras internas, de ré e monitor de 10”.

Os modelos contam com itinerário eletrônico superior frontal, traseiro, lateral e optativo dianteiro e solicitação de parada sem fio e vedação especial contra poeira, importante para a conservação do interior do veículo e conforto dos passageiros. O Mondego conta também com espaço para instalação de sistema de áudio para comunicação com a garagem e sistema de áudio para comunicação motorista-passageiros, alto-falantes externos na região das portas (megafonia) e microfone “pescoço ganso”.

Os veículos têm sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro, com preparação para instalação de validador eletrônico do sistema de monitoramento dos pontos cegos da carroceria pelo cliente. O condutor tem o controle total das funções do veículo com o sistema multiplex, que auxilia na identificação de falhas operacionais e elétricas.

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