Número de caminhões emplacados registrou aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado.

Como é tradicional no mercado nacional, fevereiro é um mês fraco de vendas. Mesmo assim, segundo dados divulgados pela Fenabrave, entidade que congrega as concessionárias de veículos do País, este mês foi melhor que fevereiro do ano passado.

Com licenciamentos 6% menor que janeiro, fevereiro deste ano (7961 caminhões vendidos) foi 3% melhor que o mesmo mês de 2021 (7712 vendidos).

Já no acumulado do bimestre (16476 caminhões emplacados) houve aumento significativo de 10% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2021 (14971), o que demonstra aquecimento no mercado. Há, contudo, forças para aquecerem, mas, também, para desacelerarem as vendas.

De acordo com o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr, a redução do IPI pode aquecer ainda mais o segmento. A Fenabrave alerta que escassez de produtos intensificada pelo conflito Rússia-Ucrânia, a dificuldade na obtenção de crédito e e o aumento no preço do combustível podem impactar negativamente e desacelerar o mercado.

A Volkswagen caminhões lidera as vendas do bimestre com 29% de participação, logo atrás vem a Mercedes-Benz, com 27% e em terceiro lugar chega a Volvo com 19,5%. Em crescimento, a Iveco atingiu os 10% de participação no mercado e figura entre as quatro maiores montadoras do primeiro bimestre. Em comparação ao ano passado, a Mercedes perdeu a liderança e a Iveco saltou do quinto para o quarto lugar, ultrapassando a Scania. A Volvo manteve o terceiro lugar.

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