Resultado de R$ 40,6 milhões é 12,8% superior ao terceiro trimestre de 2022

Redação TranspoData

Foto Log-In Logística, Divulgação

Companhia de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem, Mercosul e feeder, além de operações na ponta rodoviária, a Log-In Logística Intermodal consolidou lucro pelo 10º trimestre consecutivo. A empresa apurou, no terceiro trimestre do ano, lucro de R$ 40,6 milhões, alta de 12,8% sobre igual período de 2022. Outros destaques são os recordes históricos de receita operacional líquida, de R$ 622,9 milhões, e de EBITDA Ajustado, com R$ 173,9 milhões.

No relatório financeiro publicado nesta semana, a companhia elenca os principais fatores que contribuíram para a evolução dos resultados financeiros. Dentre eles, os recordes históricos de receita operacional líquida nas torres de negócio Navegação Costeira e Terminal Portuário de Vila Velha (TVV). A receita da navegação costeira foi beneficiada sobretudo pelo novo Serviço Expresso Amazonas (SEA), enquanto o TVV foi impactado pelo crescimento da movimentação de contêineres. O pilar de transporte rodoviário de cargas, operado pela Tecmar e Oliva Pinto, teve resultados positivos advindos dos processos de otimização da eficiência operacional e melhoria do nível de serviço oferecido aos clientes.
De acordo com o CFO e DRI da Log-In Logística Intermodal, Pascoal Gomes, os resultados e o crescimento observado são reflexos de um robusto planejamento cujo objetivo é aprimorar ainda mais as operações e os negócios da empresa. “Investimos fortemente nos últimos anos para ampliar a estratégia, bem como a oferta de serviços por meio de um planejamento de logística inteligente que integra os benefícios de cada modal. Com isso, temos colhido frutos em cada uma das torres de negócio da Log-In”, afirma.
Navegação costeira

Os indicadores relacionados ao serviço de navegação costeira foram beneficiados pelo crescimento de 19,4% na capacidade nominal (TEUs) da companhia com a adição de mais dois navios no trade de cabotagem para a operação do novo Serviço Expresso Amazonas. Ainda houve recorde histórico do volume movimentado, 136 mil TEUs, seguindo o crescimento nos trades de cabotagem e de feeder. O negócio de navegação consolidou receita operacional líquida de R$ 373,1 milhões, com crescimento de 22,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Soluções logísticas

A Log-In oferece soluções logísticas (3PL – Third-party Logistics) customizadas para os clientes em complemento ao transporte marítimo e aos serviços portuários (TVV), atuando como responsável por toda a cadeia logística. A companhia registrou crescimento de 9,7% na receita operacional líquida, atingindo R$ 12,9 milhões.

Terminal Portuário de Vila Velha

O terminal registrou recorde histórico de receita líquida com R$ 91 milhões, incremento de 8,3%. O resultado foi beneficiado pelo recorde de volume nos contêineres movimentados, que apresentou crescimento de 25,6%, sobretudo na importação de veículos em contêiner flat rack, em rota inédita entre Brasil e China, e pela nova safra de café, um dos principais produtos exportados pelo Espírito Santo e que está com preços competitivos no mercado europeu.
Segundo o diretor de terminais, Gustavo Paixão, a estratégia de atuação multipropósito e os investimentos recentes contribuíram para os resultados do terminal, tendo em vista o potencial inovador obtido a partir disto. “Com o investimento em torno de R$ 145 milhões, visando à modernização e ao incremento na produtividade dos serviços prestados no terminal, conseguimos diversificar negócios e ampliar o escopo de atuação. Reflexo disso é o novo serviço de transporte de veículos elétricos que contribuiu diretamente para os resultados positivos deste trimestre”, explica.

Transporte rodoviário de cargas

No negócio de transporte rodoviário de cargas foi registrada receita operacional líquida de R$ 145,9 milhões, alta de 19,6%. Como parte do processo de obtenção de sinergias entre a Tecmar Transportes e a Log-In, foram movimentados 990 TEUs de forma conjunta no terceiro trimestre do ano, crescimento acima de 50% na comparação com a movimentação do mesmo período de 2022.

A companhia avalia que os resultados foram positivamente impactados pelo melhor mix de clientes e pela estratégia de diversificação de serviços. Também contribuíram as iniciativas para melhorar a eficiência operacional e para ganhos de escala com a operação de distribuição de carga fracionada na região Norte, envolvendo Log-In, Tecmar Transportes e Oliva Pinto.
Agenda EESG

Desde 2020, a Log-In trabalha no processo de construção de uma agenda EESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, com a inclusão da perspectiva econômica) perene. As iniciativas estruturadas ao longo dos últimos anos fazem parte do roadmap desenvolvido junto com a liderança da companhia e difundida para toda a organização.

Dentre os destaques do terceiro trimestre está a entrega da Matriz de Dupla Materialidade, a realização da Primeira Semana ESG e o lançamento da Cartilha ESG, disponível no site de relações com investidores da Log-In. Na frente ambiental desponta o envio das respostas consolidadas da companhia ao Carbon Disclosure Project (CDP) pelo segundo ano consecutivo.

Na frente social, a Log-In diversificou iniciativas com a realização de webinars internos sobre raça, etnia e multiculturalismo, de eventos na Semana da Saúde e campanhas como o Setembro Amarelo. A programação incluiu roda de conversa com os funcionários sobre conscientização, desconstrução de estereótipos e comunicação inclusiva, além de discussão sobre os principais desafios da paternidade atual e de que modos o machismo é prejudicial socialmente.

Em governança destacam-se algumas iniciativas na Tecmar, como a criação do novo processo de gerenciamento de riscos, a consolidação do arcabouço normativo do programa de integridade, com início da vigência e treinamento nas políticas de integridade, medidas disciplinares, background check e canal de denúncias. Também houve início da vigência da nova política de alçadas e do Comitê de Ética e Auditoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here