Librelato lança nova família de implementos e vai investir 198 milhões de reais até 2024

Com Linha Evolut empresa quer ampliar participação no mercado nacional e estima crescer 20% suas exportações.

Com as vendas de caminhões e implementos aquecidas, a Librelato está engajada em aumentar sua participação no mercado nacional e internacional. Apenas dois anos após renovar sua linha, a empresa acaba de apresentar nova geração de carretas e semirreboques com foco na robustez e redução de peso.

A Linha Evolut traz novidades tecnológicas que aumentam a resistência, diminuem peso e melhoram a aerodinâmica e a estabilidade dos equipamentos da marca. Além disso, a empresa caterinense oferece, também, comodidade e segurança com câmera de ré nos implementos com uma solução criativa onde o operador visualiza tudo que está atrás da carreta por meio do celular.

“Com o uso de materiais cada vez mais nobres e soluções técnicas únicas, foi possível chegar à uma equação que privilegia a leveza, sem abrir mão da robustez necessária a um implemento. Essa já se transformou em uma marca da Librelato e a aplicamos em todos os nossos produtos”, disse José Carlos Sprícigo, CEO da empresa.

O executivo também anunciou investimento de 198 milhões de reais nos próximos três anos para implantar melhorias nos processos industrias. “Estamos investindo maciçamente para aprimorar nossos processos, melhorar nossa produtividade e, assim, dar respostas mais rápidas às demandas do mercado nacional e internacional”, comenta. Desse montante, 50 milhões de reais serão investindo já em 2022 em novas tecnologias e ampliação das fábricas.

José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato

A Librelato apresentou crescimento ao longo dos últimos anos, tanto no mercado interno como nas exportações. A empresa fechará 2021 com aproximadamente 13,5 mil implementos comercializados, um crescimento de 44% em relação ao ano passado, quando foram vendidos 9,4 mil equipamentos. Desse total, mais de mil unidades foram para o mercado externo, registrando um novo recorde da empresa em unidades exportadas. Somente para o mercado externo, o crescimento foi de 150%.

A aceleração da marca faz a Librelato encostar na Fachinni na briga pela segunda colocação em vendas ao mercado interno (ainda distante da Randon). Mas, considerando as exportações, a marca já é a segunda maior exportadora de semirreboques do Brasil (a primeira é a Randon). Segundo Spricigo, os principais mercados importadores de produtos da marca são: Paraguai, Chile, Uruguai e Bolívia. Além disso, a empresa abriu novos mercados no continente africano, com destaque para negócios já realizados em Gana, Uganda e Quênia. Para 2022, a Librelato prevê um crescimento de 20% nas exportações.

No mercado interno a Librelato se mantém entre as três maiores implementadoras do País. Os cinco modelos mais vendidos pela empresa este ano foram Basculante, Graneleiro, Furgão Lonado, Tanque de Aço Carbono e Furgão Alumínio. A nova linha Evolut contempla todos esses modelos.

Atualmente a Librelato está produzindo 60 unidades/dia e prevê crescimento de 15% na produção diária em 2022. “Com a nova máquina de corte, que importamos da China, vamos aumentar nossa produtividade e, igualmente, nossa produção diária. Devemos chegar a 70 unidades por dia já no começo do ano que vem”.

“Em 2021, investimos 35 milhões de reais, sendo a maior parte em tecnologia, processos de digitalização e automação. Investimos na maior Célula Graneleira Robotizada da América do Sul, a única na região capaz de soldar a estrutura completa do modelo chassi graneleiro e não apenas uma parte dele, como acontecia anteriormente à chegada da nova tecnologia”, comenta Sprícigo.

A tecnologia permite a solda completa de um graneleiro em apenas 35 minutos, uma redução de 30% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 graneleiros/dia, um aumento de 19% para esta linha.

Nova linha

Uma das principais novidades da nova linha EVOLUT é que a engenharia da Librelato conseguiu reduzir o peso dos produtos em até 400 quilos em relação aos modelos anteriores. Com a utilização de aços especiais e nióbio, os implementos ficaram mais resistentes e mais leves.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao todo, são cinco novas famílias de produtos: Rodotrens Basculante e Graneleiros, Semirreboques Tanques, Furgão Lonado e Alumínio. Com os lançamentos, a Librelato cobre variados setores da economia, desde o agrícola e de construção, até o transporte de cargas fracionadas e industrializadas dos mais variados tipos, bebidas e combustíveis.

A partir de 2022, haverá a opção de customização do revestimento com materiais como aços estruturais, de alta resistência com anticorrosivos. No Rodotrem Graneleiro EVOLUT, a mais marcante diferença em relação à sua versão anterior está nos eixos mais largos e distância entre apoio das molas 100mm maior. De acordo com a engenharia da empresa, a mudança representa um ganho de aproximadamente 5% em estabilidade ao implemento.

A mesma solução também foi aplicada aos novos Furgões Lonado e Alumínio, com uma série de novos atributos e vantagens, por exemplo, o assoalho totalmente remodelado, o qual propicia maior resistência com menor peso, ideal para o tráfego de empilhadeiras e paleteiras.

“São produtos inovadores, capazes de revolucionar o jeito de se transportar carga com alta rentabilidade. Nossa inventiva engenharia conseguiu, valendo-se de tecnologia de ponta, desenvolver produtos mais leves do que qualquer outro do mercado e, ao mesmo tempo, muito mais robustos, assegurando maior durabilidade”, afirma Sprícigo.
“Estamos lançando também o novo Tanque EVOLUT, o qual atenderá o mercado doméstico de combustíveis. Ele tem capacidade de 32 mil litros, 470 kg mais leve e carrega 2 mil litros a mais de gasolina e etanol, e 600 litros de diesel, em relação aos seus concorrentes e ao modelo atual.

Lojinha de peças nos postos de combustível

Com a ideia de ir mais longe para estar mais próxima a seus clientes, a Librelato lançou agora o conceito batizado “Box Libreparts”. A ideia é montar pequenas lojas avançadas de peças, feitas em contêneres, para vender peças de carretas em postos de combustíveis.

Esses boxes sempre são ligados a uma loja Librepart (que são ligadas a revendedores da marca). A empresa espera que já a partir do ano que vem ao menos 20 desses boxes estejam ativados por todo o Brasil. O projeto é estar com mais de 40 daqui dois anos e, igualmente, crescer também as lojas Librelparts. “O conceito está dando certo e estimamos mais de 30 lojas ativas no ano que vem em todo o País”, finaliza Spricigo.

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