Librelato na Fenatran 2024 – Traz novas tecnologias, anuncia concessionária própria em São Paulo e coloca todo time comercial para fazer negócios em seu estande durante o evento
Mauro Cassane
Librelato, Divulgação
Roberto Lopes Júnior, CEO da Librelato, está animado com esta edição da Fenatran, uma das mais movimentadas dos últimos anos. O executivo colocou todo seu time comercial e técnico de plantão no estande da empresa não apenas para atender os clientes e fazer negócios mas, também, para explicar didaticamente toda tecnologia embarcada nos produtos da marca.
“Nosso propósito na Fenatran é de demonstrar ao público e aos nossos clientes o quanto a tecnologia já faz parte do dia-a-dia dos implementos. Há muito tempo os implementos deixaram de ter importância secundária. É preciso ter em mente que é no implemento que está a carga e isso faz toda a diferença na tecnologia empregada nesses equipamentos e no dia a dia do transporte”.
Lopes complementa: “neste evento estamos chamando a atenção sobre o alto valor agregado que a Librelato entrega aos transportadores, por meio de equipamentos que foram exaustivamente testados e reúnem qualidades técnicas para trazer a robustez, durabilidade, segurança e produtividade que o transportador precisa, adicionando ainda a sustentabilidade, e a inteligência com o pacote de tecnologia de conectividade da Sigaway cada vez mais aos implementos”.
O executivo destaca que a partir da Fenatran, a tecnologia baseada em Inteligência Artificial estará cada vez mais presente nos implementos e permitirá não só o rastreamento da carga, mas também o total conhecimento sobre as estatísticas da operação de transporte em tempo real.
Além disso, a empresa está anunciando a nova concessionária de fábrica na grande São Paulo a partir de 2025, na cidade de Guarulhos. “Trata-se de uma ação estratégica e que trará maior proximidade a esse mercado altamente exigente, formando uma verdadeira solução de atendimento ao cliente”, destaca Lopes Júnior.
Recentemente, a Librelato anunciou investimentos de R$ 405 milhões para o quadriênio entre 2024 e 2028 em máquinas, equipamentos, infraestrutura, tecnologia e novos produtos. Desses investimentos, 32% serão alocados para máquinas e equipamentos, 30% para transformação digital e automação, 20% para infraestrutura e 8% para Pesquisa e Desenvolvimento.
No estande da Librelato os clientes terão contato com tecnologias que equipam seu portfólio de implementos, com foco nas inovações baseadas em Inteligência Artificial da plataforma Sigaway, além de implementos construídos com Aço Verde certificado, que garantem menores emissões de CO2 na cadeia de produção.
Atualmente a Librelato possui market share de 12% no mercado brasileiro e os planos são de alcançar 20% até 2028. A estratégia, a partir de 2025 será de fortalecer ao máximo as vendas do portfólio de produtos da Librelato.
“Nesta Fenatran reforçamos para o nosso cliente a mensagem de que ele pode contar com o mix de produtos e serviços da Librelato. Oferecemos os melhores implementos e como suporte, o cliente pode contar com a forte capilaridade da Rede Librelato no País”, diz Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing.
Nesta Fenatran, a sustentabilidade se torna também uma marca registrada da Librelato, pioneira em seu segmento a obter o certificado X-Carb Aço Verde, emitido pela ArcelorMittal do Brasil. O certificado emitido para a Librelato permite reportar uma redução equivalente nas emissões de Escopo 3, conforme os padrões do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol). “A partir de agora, será possível repassar aos nossos clientes finais as reduções de CO2 obtidas com esses certificados, agregando valor ao produto final e contribuindo para cadeias de suprimento mais sustentáveis”, afirmou Silvio.
De acordo com Silvio, a Librelato está preparada para a nova regulamentação da obrigatoriedade do EBS (Electric Brake System (Sistema de Freios Elétricos) a partir de 2025. Com a nova tecnologia, será possível ter participação ativa no controle do implemento, com mais segurança, inteligência e comunicação de dados. “Com o EBS poderemos oferecer mais benefícios aos nossos clientes conectando cada vez mais a telemetria Sigaway ao implemento”, prevê.
A meta é que 80% dos implementos da Librelato saiam de fábrica equipados com a tecnologia de conectividade até 2028, com o objetivo de aumentar progressivamente essa participação.