Além do complexo fabril, área contempla, desde 2015, o Campo de Provas

A IVECO fez da mineira Sete Lagoas, no ano de 2000, a base da sua presença na América do Sul. No complexo industrial da marca, que completa 20 anos de operação com destaque para tecnologia e inovação, são desenvolvidos, produzidos e testados veículos comerciais para o transporte de cargas e de passageiros, e de defesa.

A montadora iniciou a produção de comerciais leves, depois expandiu para médios e pesados, chassis para ônibus e, em 2013, inaugurou a unidade de veículos de defesa. O portfólio atual contempla produtos das linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. No transporte de passageiros, a Daily Minibus e os chassis 10-190 e 170S28. No segmento de defesa, a marca produz o blindado Guarani.

A unidade fabril demandou investimentos de R$ 570 milhões e, desde o início da operação, produziu aproximadamente 400 mil unidades de caminhões. Izidro Penatti, diretor do complexo industrial, destaca a expertise da marca envolvida na produção de cabines.

A unidade foi planejada a partir dos conceitos do World Class Manufacturing (WCM), que significa Produção de Classe Mundial. O WCM é um dos mais elevados padrões da indústria de fabricação global para o gerenciamento integrado de fábricas e processos de produção. “É um sistema estruturado em pilares com base na melhoria contínua, projetado para eliminar os desperdícios e as perdas no processo de produção por meio da identificação de objetivos e metas, como zero acidentes, zero defeitos, zero avarias e zero desperdício”, explica.

A estrutura da marca no Brasil conta com o Centro de Desenvolvimento de Produto, primeiro do tipo construído fora da Europa, e que reúne mais de 150 profissionais, dentre engenheiros, projetistas e técnicos, sendo responsável pelas inovações no portfólio comercializado na América do Sul. “A área é fundamental no plano estratégico para desenvolvermos e criarmos veículos pensando nas necessidades e nos diferenciais de cada mercado em que a montadora atua”, afirma Márcio Querichelli, líder da IVECO na América do Sul.

Outro destaque é o Campo de Provas inaugurado em 2015, o primeiro da categoria a ser erguido no continente. Já foram realizados aproximadamente 4 mil testes por meio de 342 protótipos que passaram por avaliações de resistência e de durabilidade, as quais comprovaram a operacionalidade em situações reais de uso. O espaço ocupa área de 300 mil metros quadrados. “Já temos uma base sólida no Brasil. Agora, olhamos para frente projetando um futuro de investimentos e novidades que serão produzidas na fábrica. Em breve, elas estarão à disposição dos clientes do segmento do transporte”, indica Querichelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here