Com maior altura do solo, suspensão fora-de-estrada e melhor potência da categoria, 15-210 Bus Rural Euro VI foi criado para o campo

Roberto Hunoff

Foto IVECO BUS, Divulgação

A IVECO BUS apresenta na Agrishow 2023, evento que se encerra nesta sexta (05/05), em Ribeirão Preto (SP), o ônibus rural homologado de fábrica, provendo mais uma solução completa para o trabalho no campo. Com maior altura do solo e suspensão preparada para trajetos fora-de-estrada, o Bus Rural é montado sobre o chassi 15-210, agora com a tecnologia pós-tratamento Euro VI.

A configuração da IVECO BUS entrega ao cliente o ônibus pronto para aplicação em atividades rurais, sem necessidade de adaptações. O modelo com peso bruto total de 15 toneladas é equipado com itens internos, como bebedouro, pia, geladeira, mesas para refeição e banheiro, além de maca fixa e armário de medicamentos para suporte médico.

Externamente, o Bus Rural vem interligado a um gerador para energização de equipamentos de apoio ao veículo, além de toldo, mesas e cadeiras dobráveis, que podem ser utilizados pelos trabalhadores em intervalos de descanso e refeições. As dimensões compactas, de 8,78m de comprimento e 2,50 de largura, facilitam as manobras em espaços restritos, como grandes plantações e florestas.

O projeto do 15-210 Bus Rural foi desenvolvido em parceria com a REVO, empresa líder em transformação veicular na América Latina. “O desenvolvimento integrado resultou em um veículo apto para as exigências de diferentes tipos de culturas e especificidades do setor”, aponta Fernando Quadrelli, coordenador de marketing produto da IVECO BUS.

Com assinatura de engenharia brasileira, o chassi IVECO BUS vem com motor FPT N45 Euro VI, de 4,5 litros e 206 cavalos de potência, a maior da categoria. O torque chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm, e a transmissão é a Eaton FSB 5406, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com a operação rural.

O modelo vem com pneus mistos para aplicação na terra e no asfalto. É apresentado pela marca como único na categoria com eixo traseiro com bloqueio de diferencial automático, o que facilita a transposição de atoleiros e trajetos de difícil acesso no campo. O balanço dianteiro curto permite o acesso a terrenos acidentados.

A IVECO também oferece o chassi 10-190 R para o segmento rural. O modelo com PBT de 10,5 toneladas vem com o motor N45 na configuração de 190 cavalos de potência e torque de 610 Nm, com características similares ao chassi apresentado na Agrishow 2023. “Com o desenvolvimento do 15-210 Bus Rural, ampliamos ainda o portfólio de produtos, nos antecipando às demandas do mercado. Cada vez mais o agronegócio brasileiro exige especialização e melhor produtividade”, afirma Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS para América Latina.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here