Em operação articulada com a Volkswagen e com a Gerdau, maior locadora de veículos de carga do Brasil tira 100 caminhões velhos de circulação e amplia sua frota com mais 140 veículos novos

Por Mauro Cassane

A Vamos, empresa do Grupo Simpar, uma gigante em locação de caminhões, soube como ninguém tirar o melhor proveito do programa de renovação de frota, instituído pelo Governo Federal pela Medida Provisória 1175 cujo objetivo é retirar de circulação ônibus e caminhões no fim da vida útil e destiná-los, de preferência, à reciclagem.

A empresa investiu 4 milhões de reais para comprar 100 caminhões usados com idade entre 28 e 53 anos. E, em seguida, valendo-se dos descontos entre 30 mil e 90 mil reais garantidos pelo governo para aquisição de veículos novos, comprou 140 caminhões novos das revendas Volkswagen, que fazem parte do grupo.

Um negócio bem casado que trouxe vantagens para todos os envolvidos. Os caminhões velhos foram vendidos pela Vamos, pelo valor do peso do aço, à Gerdau e serão reciclado. Como cada caminhão gera em torno de 10 toneladas de aço, considerando o tonelada do aço a preço de 1 mil reais, a Vamos apurou, ainda, na média, 10 mil reais por veículo tirado de circulação (perto de 1 milhão de reais ao todo).

Fazendo-se contas simples, sem contar impostos das transações e custos logísticos, foi um bem-bolado entre grandes empresas (Vamos, Volkswagen e Gerdau) que não deixou ninguém no prejuízo. A ação, ainda que envolvendo um volume pequeno quando comparado aos mais de 400 mil caminhões acima de 20 anos em circulação pelo País (de acordo com dados da ANTT), serviu para provar que, valendo-se de inteligência e boa vontade entre governo, montadora e grandes grupos empresariais, é possível deflagrar ações práticas que contribuam para, realmente, renovar a frota nacional de veículos de carga.

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