Unidades têm como principais diferenciais 21 itens de segurança ativa
Redação Transpodata
Foto Mercedes-Benz, Divulgação
O padrão de tecnologias de segurança ativa disponíveis para os ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 conquistou a confiança do Grupo Brasileiro, com sede em Itabuna, no Sul da Bahia, que há 44 anos atua no transporte de passageiros. O cliente adquiriu recentemente 20 unidades do O 500 Euro 5 com pacote segurança, dentre modelos RS 4×2 e RSD 6×2, para suas empresas Rota (Itabuna), Cidade Sol (Salvador) e Expresso Brasileiro (Eunápolis).
No total, foram 54 novos ônibus para renovação de frota, comercializados pela Itadil, concessionário Mercedes-Benz de Itabuna. Todas as unidades receberam carroçaria Paradiso G8 da Marcopolo, dentre versões leito, semileito e executivo, sendo duas Double Deck.
Além das 54 unidades Euro 5, o cliente também encomendou 27 ônibus Mercedes-Benz Euro 6. São 20 unidades do chassi O 500 RSD 6×2, duas do O 500 RSDD 8×2 e mais 5 micro-ônibus LO 916. “As tecnologias de segurança ativa da Mercedes-Benz, como o sistema de frenagem de emergência ABA5, o assistente de ponto cego e o controle inteligente de farol alto, foram desenvolvidas para ônibus. Dessa forma, os chassis Mercedes-Benz estão cada vez mais preparados para oferecer conforto e segurança para passageiros e motoristas. Com o sistema de telemetria que utilizamos na frota, alcançamos mais segurança e menor custo de manutenção”, afirma Carlos Antonio Sabino, assessor técnico do Grupo Brasileiro.
Além das três empresas de transporte rodoviário e também de serviços de encomendas, o Grupo Brasileiro atua no segmento urbano com a Viametro em Ilhéus (BA) e com a Cidade Real em Petrópolis (RJ). Com uma frota total de aproximadamente 1 mil ônibus, a empresa familiar tem como diretor executivo Paulo Carletto.
A linha Mercedes-Benz O 500 de chassis de ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias e para operações de fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.
O pacote de tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023. São eles: quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento; assistente de ponto cego; controle inteligente de farol alto; transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas; sistema auxiliar de freio Intarder, retarder de última geração; freio de estacionamento com comando eletrônico; sinalização de parada de emergência; aviso de atar cinto de segurança para o motorista; sistema de freio de porta aberta; e preparação para inibidor de partida.