Foton - Mauricio Santana

Foton tem novo diretor com missão de coordenar expansão de sua rede de revendas no Brasil 

Objetivo da Foton é dobrar o número de concessionárias no País ainda neste ano, chegando a 80 casas

Mauro Cassane

Foton, Divulgação

A Foton contratou novo executivo com uma missão clara: buscar empreendedores especializados no negócio de caminhões para aumentar em 100% seu número de concessionárias no Brasil até o final deste ano. A montadora fechou ano passado com 40 revendas no País e quer finalizar este ano com 80 revendas funcionando.

Para comandar essa nova fase de expansão da rede, a Foton tem um novo Diretor Nacional de Vendas e Pós-Vendas: Mauricio Santana, que vem de uma sólida carreira na indústria automotiva.

Com passagens por cargos de liderança em empresas como Ford Motor Company e Osten Group BYD, Santana possui ampla experiência nas áreas de Vendas, Pós-Vendas, Produto, Marketing, Pricing, Customer Service (CS), Customer Experience (CX), Supply Chain, Expansão Comercial e Novos Negócios.

“A Foton está presente em mais de 130 países e, hoje, tem o Brasil como um de seus mercados prioritários”, diz Santana. “Estamos trazendo para o País os veículos mais avançados e tecnológicos. Uma das minhas principais responsabilidades é assegurar que a marca continue a oferecer serviços de excelência em vendas e pós-vendas para os nossos clientes. Contamos com o apoio de concessionárias estrategicamente posicionadas, com infraestrutura completa e equipes altamente capacitadas”.

A Foton comercializa atualmente no Brasil o caminhão semileve Aumark 315 (que pode ser conduzido por pessoas com carteira de habilitação categoria B), os caminhões leves Aumark S 715 e S 916, o médio S 1217 e o semileve 100% elétrico iBlue. Neste primeiro semestre de 2025, a empresa lançará no País a picape Tunland e o caminhão semipesado Auman 17T.

De acordo com Santana, “são veículos que oferecem robustez, eficiência, baixo custo de manutenção e alta tecnologia, com itens como sistema de detecção de ponto cego e monitoramento de fadiga, sinal sonoro de marcha à ré e sistema de monitoramento da pressão dos pneus”.

Além disso, os veículos da Foton trazem componentes de marcas que possuem a total confiança dos transportadores brasileiros, como motor Cummins e transmissão ZF.

“Esse compromisso com qualidade e inovação tem nos levado a um crescimento impressionante no Brasil”, avalia Santana. “De 2023 para 2024, fomos a marca de caminhões que mais cresceu em termos percentuais no mercado brasileiro, mais do que dobrando nosso volume de emplacamentos. Com a expansão da nossa rede de concessionárias e novos produtos, iremos consolidar e certamente acelerar essa evolução em 2025”.

Para garantir um abastecimento eficiente e constante de suas concessionárias, a Foton possui um centro de distribuição na cidade de Itajaí, Santa Catarina, de onde partem as peças de reposição para as revendas da marca. O centro de distribuição tem mais de sete mil itens disponíveis para o mercado de reposição.

A empresa também investe continuamente na qualificação das equipes das concessionárias. Em 2024, por exemplo, a Foton fechou parceria com o SENAI para aprimorar o conhecimento técnico das equipes de oficina das suas revendas, para que elas ofereçam diagnósticos cada vez mais rápidos e intervenções mais eficazes nos veículos.

“Em 2025, continuaremos investindo na evolução da infraestrutura e dos serviços da nossa rede de concessionárias. Temos muitos planos para o Brasil, inclusive com muitas novidades que serão apresentadas em breve”, finaliza Santana.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *