Fabricante chinesa, agora oficialmente como filial e não como representação de um grupo brasileiro, retoma negócios no País e já oferece, além de caminhões leves, um modelo 100% elétrico
Mauro Cassane
Foton, Divulgação
A Foton está no Brasil desde 2011. Chegou como representação de um grupo nacional. Agora a marca retoma os negócios no Brasil e passa a ser, oficialmente, filial de sua matriz na China. Valendo-se de seu histórico no País, a gigante fabricante chinesa manteve a mesma estrutura de rede de concessionárias (30 revendas em 10 estados e no Distrito Federal).
Se a montadora chinesa ainda não tem números expressivos no Brasil, no mundo, a coisa é bem diferente. São mais de 11 milhões de veículos comercializados. Os caminhões da marca já são comercializados desde o ano passado pela rede de concessionárias.
A estratégia é seguir, por enquanto, atuando nos segmentos de leves e médios com os caminhões da Linha Aumark recentemente renovados na China e que chegam, desde o ano passado, com motorização Euro 6. Aliás, equipado com trem de força de respeito: motor Cummins e transmissão manual ZF de 6 velocidades.
Frotista que procurar pelos caminhões da marca têm seis modelos à disposição no Brasil (todos importados da China e homologados para o mercado nacional): são os modelos Aumark S 715, Aumark S 916, Aumark S 1217 A/B e o elétrico iBlue 6T, projetados para atender as principais necessidades do crescente mercado de transporte e logística urbana no País, especialmente o “e-commerce”.
“A Foton está presente no Brasil desde 2011. Sempre trouxemos para este mercado nossos mais modernos caminhões. Nosso portfólio atual tem a tecnologia e robustez necessárias para suprir todas as demandas dos clientes que trabalham com caminhões semileves, leves e médios”, afirma Darren Lu, Gerente Geral da Foton Motor Brasil.
Conheça os veículos que a montadora comercializa no País:
Aumark S 715
O Aumark S 715 é um caminhão leve com Peso Bruto Total (PBT) de 7.000 kg e capacidade de carga útil de mais de 4.500 kg. Tem potência de 150 cv e torque de 400 Nm. Seu Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 9.000 kg.
O trem de força é composto por motor Cummins F2.5 e transmissão ZF/5S408 de cinco marchas. Seu tanque de alumínio tem capacidade para 120 litros de combustível.
A cabine de design moderno oferece funcionalidade e conforto para o motorista. Entre os itens de série, o Aumark S 715 traz volante multifuncional, sistema de controle de cruzeiro, sensor de ré, ar-condicionado eletrônico, defletor de ar e banco do condutor com amortecedor mecânico.
O caminhão possui dimensões para proporcionar agilidade em entregas urbanas: tem comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 1.945 mm, altura de 2.250 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.200 mm.
Para percorrer com estabilidade as estradas e ambientes urbanos do Brasil, o Aumark S 715 conta com sistema de suspensão composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
O sistema de freio de serviço é a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade). Já o freio de estacionamento tem câmara de molas acumuladoras.
Aumark S 916
Testado e aprovado nas grandes cidades da China, o caminhão leve Aumark S 916 oferece robustez e agilidade para entregas de cargas em ambientes urbanos.
Trata-se de um veículo com design moderno, alta tecnologia embutida e itens de série que atendem os clientes mais exigentes. O Aumark S 916 tem Peso Bruto Total (PBT) de 9.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 6.021 kg. Seu Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 12.000 kg.
Aliado à confiável transmissão ZF/6S558 de seis marchas, seu motor Cummins F3.8 de 160 cv e torque de 500 Nm garante a potência necessária para operações eficientes em cidades e rodovias. O tanque de alumínio tem capacidade para 160 litros de combustível.
Entre itens de série, o Aumark S 916 traz volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 + bluetooth, janelas elétricas, barra estabilizadora dianteira e traseira, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.
O caminhão possui dimensões ideais para serviços de transporte que exigem alta capacidade de carga e agilidade. Tem comprimento total de 6.920 mm, largura máxima dianteira de 2.136 mm, altura de 2.280 mm e distância entre eixos de 3.800 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 5.140 mm.
Seu sistema de suspensão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
Equipado com modernas tecnologias de frenagem, o Aumark S 916 tem freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).
Aumark S 1217 A/B
O Aumark S 1217 A/B é um caminhão médio que oferece, em um só pacote, força, modernidade e agilidade para os serviços urbanos e interurbanos de entrega de carga. O veículo tem Peso Bruto Total (PBT) de 11.500 kg, com capacidade máxima de carga útil de mais de 8.000 kg e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 14.000 kg.
O Aumark S 1217 A/B vem com motor Cummins F3.8 de 170 cv e torque de 600 Nm, além de transmissão ZF/6S558 de seis marchas. Sua cabine apresenta design moderno e traz diversos itens de série, como volante multifuncional, controle de cruzeiro, sensor de ré, MP3 + bluetooth, janelas elétricas, defletor de ar, ar-condicionado e banco do condutor com amortecedor mecânico.
O Aumark S 1217 A/B tem largura máxima dianteira de 2.190 mm e altura de 2.335 mm. Seu comprimento total chega a 7.995 mm e a distância entre eixos atinge 4.500 mm. O comprimento da plataforma de carga pode chegar a 6.150 mm.
O sistema de suspensão do caminhão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
O Aumark S 1217 A/B vem com freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).
iBlue 6T
Este é um modelo que vem fazendo sucesso na China. 100% elétrico, o Foton iBlue 6T tem Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg. Além disso, vem equipado com baterias CATL de 81 kWh que acionam um motor silencioso com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).
Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 quilômetros. O veículo possui comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 2.260 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.140 mm.
O iBlue 6T vem com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.