Equipe-da-Foton-celebra-caminhao-numero-12-milhoes-da-marca-produzido-no-Brasil

Foton anuncia linha de montagem no Brasil e parcerias estratégicas com Agrale e Iveco

Caminhões já começaram a se produzidos em regime CKD na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS, e há planos para desenvolver novas soluções em conjunto com a Iveco para os mercados brasileiro e argentino.

 Mauro Cassane

A Foton anunciou que vai montar caminhões CKD em uma linha de montagem própria locada dentro da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, RS. A linha, com maquinário e ferramental da Foton, bem como também a mão de obra, vai montar os semileves Aumark S 315, os leves Aumark S 715 e S 916, além do médio Aumark S 1217 e do semipesado Auman D 1277 cujo início de comercialização já começou nas concessionárias a marca.

Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton, comentou que a parceria com a Agrale é estratégica para a empresa. “Investimos em uma infraestrutura totalmente nova, com maquinário novo, pois estamos focando na produtividade e na qualidade final dos veículos. Escolhemos o complexo fabril da Agrale devido à sua localização na cidade de Caxias do Sul, que possui uma indústria automotiva forte e dinâmica, com mão de obra qualificada. Além disso, teremos uma logística eficiente com o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, de onde chegarão as peças. Isso nos trará velocidade na produção”.

Um simbolismo também foi cuidadosamente escolhido para representar esse momento da Foton no Brasil: a marca, que é uma das maiores produtoras globais de caminhões, escolheu a linha brasileira para registrar oficialmente seu caminhão de número 12 milhões produzidos no mundo.

São claros os indicativos de que a Foton tem planos de longo prazo para o Brasil. A despeito da marca estar no Brasil há mais de dez anos (começou pelas mãos de um importador independente), como filial mesmo da matriz chinesa a empresa aportou por aqui apenas em 2023.

Já no ano passado, em junho, apresentou seus lançamentos com planos para serem comercializados até o final deste ano: novos Aumark 3,5 toneladas, o semipesado Auman (segmento que vai começar a atuar), o semileve Wonder e, também, na linha de picapes com os modelos Tunland.

Ao anunciar o início da montagem em CKD na fábrica da Agrale, a empresa também aproveitou a oportunidade para assinar com a Iveco aqui do Brasil Memorando de Entendimento para explorar futuras colaborações entre as duas marcas tanto no Brasil como também na Argentina.

Sobre essa parceria, Chen Quingshan, vice-presidente da Foton China, disse que ao unir forças, Foton e Iveco vão se fortalecer na região. “Estamos confiantes de que a Iveco será o parceiro mais valioso da Foton na América Latina”.

Por outro lado, Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, comentou que Argentina e Brasil são mercados estratégicos para as duas marcas. “A assinatura deste Memorando de Entendimento é um momento importante para a Iveco na América Latina. Ao focar na busca incessante por soluções inovadoras e de alta qualidade, estamos nos posicionando para melhor atender nossos clientes e impulsionar o crescimento sustentável nesta região”.

O fato é que a Foton vem acelerando forte no Brasil. Segundo Maurício Santana, diretor nacional de vendas e pós-vendas, a meta da montadora é fechar este ano com pelo menos 80 revendas no País. “Ao fortalecer nossa rede, ganhamos capilaridade e, com produtos e serviços de alta qualidade, certamente vamos crescer de maneira sustentável e contínua no mercado brasileiro”.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *