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Fotos Foton, Divulgação

Novos caminhões da marca chinesa estarão na rede concessionária ainda neste ano

Lançados na China em 2018, os modelos Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16, que integram a família Aumark S, reforçarão o portfólio de produtos da Foton no mercado brasileiro. As versões 6.5-15 e 11-16 estarão disponíveis ainda neste ano, enquanto o 9-16 chegará em 2021. Inicialmente, todos serão importados. “Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. São caminhões que trazem, de série, itens de conforto e segurança até então só encontrados como opcionais”, anunciou Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil, durante a apresentação dos veículos em coletiva virtual.

A expectativa da montadora é que sejam comercializados em torno de 1,2 mil a 1,5 mil unidades no próximo ano, o que representaria algo como 5% de participação no mercado de atuação. A versão 6.5-15 chega com preço sugerido de R$ 177 mil e a 11-16, de R$ 199 mil. O valor do 9-16 ainda não está definido, mas será intermediário entre as duas faixas.

Vita atribui a boa expectativa de vendas aos atributos de qualidade dos veículos, que define como superiores aos concorrentes, e preços mais competitivos. Na China, desde o lançamento já foram entregues em torno de 280 mil unidades.

Diretor de desenvolvimento de produção, Eustáquio Sirolli acrescenta que a estratégia para ganhar mais espaço é começar a atuar numa faixa de produtos que ficou desassistida com a saída da Ford no mercado de caminhões. “Os modelos de 11 toneladas eram o carro-chefe da Ford e estamos trazendo nosso produto para cobrir este gap”, explica. Para o próximo ano, a companhia planeja trazer caminhões semi-pesados, modelos com faixa de maior capacidade e indicados para operações como betoneira, coleta de lixo e transporte de bebidas.

Considerando os três novos modelos, a empresa eleva para sete o número de modelos disponíveis no Brasil. Já comercializa a linha de comerciais leves Aumark C com os Minitruck 2.8 TM, 3.5-11 DT, 3.5-14 ST e 3.5-14 DT.

Principais características técnicas

O trem-de-força dos novos caminhões segue com a dobradinha da motorização Cummins com a transmissão ZF. De acordo com a montadora, isto assegura otimização do consumo, reduzidos níveis de emissões e atendimento às normas Proconve P7, bem durabilidade e resistência. Os veículos têm sistemas de injeção common rail e tratamento dos gases de escape com tecnologia SCR.

As novas versões são as únicas da categoria com tanques de ar e de combustível em alumínio e com maior capacidade. Os três novos caminhões contam com freio a ar, da WABCO. A versão 6.5-15 é o único da categoria equipado com freio a ar no freio dianteiro e no traseiro.

Os novos modelos vêm com freio motor e possuem tecla de ajuste de condução para favorecer a redução no consumo de combustível. Além disso, possuem sistemas de segurança ativa da WABCO, como freios ABS e EBD no 6.5-15 e ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL (Daytime Running Light) em LED. Também apresentam sistema de segurança passiva que atendem aos mais severos requisitos de segurança europeus para casos de colisões em geral.

Cabines em duas opções 

São duas as possibilidades de cabine, ambas com defletores de série, uma exclusividade da Foton. Estes equipamentos aprimoram a aerodinâmica, principalmente quando o veículo vem implementado com baú. Visando ao aumento da produtividade logística, houve ampliação do espaço interno das cabines. O Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690mm e as versões 9-16 e 11-16, 1.880mm. De porta a porta, a largura da cabine é de 1.880mm para a versão 6.5 e de 2.060mm no caso dos 9 e 11 toneladas. A altura interna do piso ao teto é de 1.400mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central das cabines a medida é de 1.480mm.

O volante conta com regulagem de altura e profundidade. Teclas multifunções no volante do modelo 11-16 ampliam a comodidade do motorista, que também possui multimídia MP5, que oferece possibilidade de inclusão de câmera de ré e pareamento do telefone celular.

O painel inteligente dos modelos auxilia e alerta o motorista sobre quilometragem, consumo de combustível, marcha engatada da transmissão, código de mau funcionamento, ajuste da luz da tela, informações de manutenção e alarmes do cinto de segurança e de travamento da cabine durante a condução. Os bancos têm regulagens longitudinal e de inclinação, sendo a cabina constituída de prolongamento na parede traseira para ajudar nesses ajustes dos bancos.

Rede cresce com ex-concessionários Ford

A Foton entra em nova fase no Brasil a partir da adesão de novos grupos econômicos à sua rede de concessionárias. As tratativas foram iniciadas em 2019 e, a partir de agosto passado, houve forte adesão por parte dos ex-concessionários Ford à nova rede Foton.

Com a migração, foi criada a Abrafoton, que tem o papel de apoiar a marca no fortalecimento dos seus negócios no Brasil. A entidade recebeu no segundo semestre deste ano 26 novas revendas, que somaram-se às 10 já existentes. De acordo com Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento da rede, há negociações em andamento para fechar novas parcerias para expansão no próximo ano, visando atingir 100% de cobertura do país.

As novas revendas recém-migradas continuarão a funcionar nas instalações atuais, mudando apenas a identidade visual, que deve ocorrer até meados de 2021. “Elas são completas e preparadas para um atendimento premium aos clientes, tanto em vendas como em pós-venda”, explica Mendonça de Barros.

 

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