Ford relança Transit no Brasil

Depois de sair do País, montadora começa a estruturar área com vistas ao potencial mercado nacional de veículos para transporte urbano de pessoas e carga mas produção será no Uruguai.

De olho na expansão dos negócios com e-commerce e, igualmente, na maior demanda por mobilidade urbana, a Ford decidiu criar uma Divisão de Veículos Comerciais no Brasil. A empresa que fechou suas fábricas no País ano passado, mas anos antes, em 2014, deixou de comercializar a Transit alegando não ter como competir, em preços, com as vans aqui ofertadas pela concorrência uma vez que a Ford trazia seu produto da Turquia e, as concorrentes, como Mercedes-Benz, da Argentina.

Segundo Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, a empresa optou por relançar a Transit, porque agora, como a produção será no Uruguai, o preço final ficará mais competitivo e, além de tudo, a montadora já desenvolveu na Europa a versão 100% elétrica com boas chances também chegar por aqui.

De acordo com Lastra, para o lançamento no Brasil e na América do Sul, a Transit passou por um extenso programa feito pela engenharia brasileira no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, em parceria com os centros de engenharia da marca na Inglaterra e na Alemanha. “Esse programa incluiu mais de 20.000 horas de trabalho de engenharia e o equivalente a 1 milhão de km rodados em condições reais nos testes de desempenho, validação e durabilidade para atender às características únicas do clima, estradas, combustível, trânsito e modo de dirigir dos consumidores brasileiros e sul-americanos”.

A fábrica responsável pela produção da Transit no Uruguai não é outra senão a Nordex, uma empresa criada em 1962 e que vem dando muito certo nos últimos dez anos pois oferece seus galpões e linhas de montagem modulares para várias montadoras que entram com capital e maquinário enquanto a Nordex oferece mão de obra e o espaço. O mercado final, via de regra, é o Brasil. Mas a solução da uruguaia Nordex é sempre bem mais tentadora sob o ponto de vista financeiro para as fabricantes que miram no mercado nacional. Vans do Grupo PSA também são montadas por lá (Citroën Jumpy e Peugeot Expert), além do Bongo, da Kia Motors e, agora, a Transit.

A Ford investiu 50 milhões de dólares na Nordex para montar a Transit por lá. Diz Lastri: “A nova fábrica é resultado de um modelo inovador de parceria da Ford com a Nordex, empresa especializada em manufatura e com mais de 50 anos de experiência no setor. Ela garante uma estrutura altamente eficiente e com custos competitivos para atender o tamanho e as necessidades do nosso mercado, com padrão global de excelência e qualidade”.

A linha será produzida inicialmente no modelo de passageiros, ou Minibus, nas versões para 15 ou 16 ocupantes, e 18 ou 19 ocupantes, incluindo o motorista, adaptadas em um ModCenter específico, além da chamada versão vidrada, sem bancos, para o cliente configurar como for preciso. A versão de carga, ou Furgão, chega logo depois com as opções de cabine média ou longa, também configuráveis de acordo com as necessidades do cliente.

A Ford desenvolveu, no Brasil, uma rede de transformadores e adaptadores certificados para fazer as modificações que o cliente precisar na Transit, com suporte técnico e garantia de qualidade.

Toda a rede Ford vai vender e dar assistência para a Transit. A montadora já preparou as mais de 100 concessionárias com ferramental, estoque de peças, técnicos treinados, boxes exclusivos e horários flexíveis para garantir uma manutenção rápida e de qualidade em todas as regiões do Brasil. O cliente terá também um canal exclusivo na Central de Atendimento Ford com assistência 24 horas, sete dias por semana.

O suprimento de peças é garantido por cinco centros de distribuição e um sistema avançado de logística para entregas rápidas em todo o país. Além das unidades em Barueri, São Paulo; Gravataí, no Rio Grande do Sul; e Salvador, na Bahia, a Ford inaugurou este ano dois novos depósitos em São Paulo, em Porto Feliz e Cajamar, que adicionam 140.000 metros quadrados e capacidade para armazenar mais de 170.000 tipos diferentes de peças, incluindo 30.000 da Transit.

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