As primeiras 400 unidades foram vendidas no prazo de cinco horas

Roberto Hunoff

Fotos Ford, Divulgação

A Ford iniciou a pré-venda da Ranger Raptor na sexta-feira (24/11) e viu as 400 unidades disponíveis nos primeiros lotes se esgotarem no mesmo dia. Na verdade, duraram apenas cinco horas, das 14h às 19h, sendo 250 arrematadas em meia hora. Desse total, cerca da metade será entregue aos clientes até fevereiro. Os demais devem receber a picape até maio. “A Ranger Raptor é uma picape exclusiva, sem concorrentes no mercado, e esse sucesso mostra a sua força. O nome Raptor é uma grife off-road em todo o mundo, que se somou à Nova Ranger para criar um veículo realmente fora de série”, afirma Pedro Resende, diretor de vendas e rede da montadora. O preço de venda é de R$ 448.600.

Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Ranger Raptor foi inspirada nos modelos de competição do deserto. O motor é o exclusivo Nano 3.0L V6 biturbo GTDI, com potência de 397cv (@ 5.650rpm) e torque de 59,45kgfm (@ 3.500rpm). O desenvolvimento global dos componentes desse novo propulsor foi liderado pela engenharia brasileira. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, ele faz da Ranger Raptor a picape mais rápida do Brasil em todo terreno. Ao mesmo tempo, entrega consumo de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

A transmissão automática de 10 velocidades, com conversor de torque, conta com relações e calibrações exclusivas de alta performance, desenvolvidas especialmente para a linha Raptor. Ela privilegia o torque, principalmente na curva de aceleração das três primeiras marchas, e conta com a opção de trocas manuais no volante (paddle shift), sequenciais ou com a função “skip shift”, que permite pular marchas tanto na aceleração como na redução.

O piloto automático off-road é um recurso que permite o controle preciso da tração nas subidas e descidas em terrenos irregulares, em velocidades de até 32 km/h, tirando o estresse do motorista para que ele possa se concentrar na direção. O motorista pode selecionar sete modos de condução. Cada modo traz ajustes específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.

MAIOR QUE A MATRIZ

 A Nova Ranger é líder do segmento em tamanho e a Raptor é ainda maior: tem mais 10mm no comprimento (5.360mm), 193mm na largura (2.208mm), 40mm na altura (1.926mm) e 90mm na bitola (1.710mm), com a mesma distância entre-eixos de 3.270 mm. Os para-choques de aço pretos se conectam com os alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz embutidos dois ganchos de reboque, com design que facilita o acesso mesmo se um dos lados estiver obstruído por lama, água ou terreno irregular.

Os exclusivos faróis inteligentes LED Matrix modificam o foco, direção e alcance da luz para garantir melhor visibilidade e segurança em cada situação, sem ofuscar os demais motoristas. Ainda possuem a função antiofuscamento, capaz de detectar veículos e motos a 800 metros de distância, e facho adicional em cruzamentos.

Vem com controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, e de estacionamento automático, além de frenagem pós-colisão. Dispõe ainda de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags.

No interior, o volante exclusivo traz um marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha de magnésio, além de botões de acesso rápido para ajuste da direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo personalizado Raptor. Os bancos esportivos, revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja, são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em “pousos” no terreno e formato de concha, com apoio lateral em velocidade. Os ajustes são elétricos em 10 níveis.

O navegador off-road é um recurso que reúne várias funcionalidades de acordo com o modo de condução selecionado, com comandos na tela multimídia e no console. Ele aciona a câmera frontal com projeção do trajeto, o bloqueio do diferencial traseiro e dianteiro, o sensor de estacionamento dianteiro, o piloto automático off-road e exibe as inclinações do veículo e do volante. A iluminação 360° é muito útil à noite em ambientes fora de estrada, cobrindo todo o perímetro do veículo.

SEVERIDADE NOS TESTES

A Ranger Raptor foi desenvolvida e validada nos ambientes de teste mais severos, com o uso de técnicas de direção de competição (Baja) e rodagem de durabilidade feita no deserto, em condições que equivalem a mais de 10 anos de uso do veículo. “Esse programa incluiu 39.500 quilômetros de testes estruturais e de motorização e 1.600 quilômetros em velocidade máxima em situações extremas fora de estrada. Para a validação local, foram feitos ainda 50.000 quilômetros de testes em ambiente real no Brasil”, explica Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da plataforma Ranger da Ford América do Sul.

A picape é construída sobre um chassi exclusivo, projetado para suportar níveis ainda mais severos de impacto, com reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe. O desempenho todo-terreno deve-se também à nova suspensão, com estrutura reforçada e o maior curso do segmento: 256mm na dianteira (32% maior) e 290mm na traseira (mais 18%). Ela é do tipo Double-Wishbone na dianteira, com braços de liga de alumínio, e Watts Link na traseira, com mola helicoidal. “A Ranger Raptor inaugura um novo segmento de picapes esportivas no Brasil. É um veículo único, diferente de tudo o que existe hoje e chega para ocupar um espaço em branco no mercado”, define Marcel Bueno, diretor de marketing.

É equipada também com amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5, com funcionamento ativo que se adapta às condições do terreno. Outra exclusividade é o diferencial traseiro e dianteiro blocante, que pode ser acionado tanto por um botão físico no console como pelo navegador off-road na tela multimídia. Ele forma um eixo rígido para que as rodas girem ao mesmo tempo, evitando que a picape patine ou atole.

A Ranger Raptor tem a maior capacidade de imersão da categoria, de 850mm, com o alternador, a entrada de ar e os componentes elétricos protegidos contra a entrada de água, em posição elevada e isolados. A carroceria foi otimizada para superar obstáculos, com ângulos de entrada de 32 graus, de saída de 27 graus e de transposição de rampa de 24 graus, e vão livre do solo de 272mm. Possui também capacidade de aclive máximo de 45 graus e inclinação máxima lateral de 35 graus.

As caixas de roda têm altura elevada para abrigar o curso amplo da suspensão. As rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas, na cor preta, vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33 polegadas de diâmetro para melhor performance off-road. A caçamba é equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios.

  • Conexão, conveniências e personalização

 A picape foi projetada também para oferecer uma série de experiências conectadas, convenientes e personalizadas. Com o aplicativo FordPass Connect, o cliente tem acesso a várias funções na palma da mão e atualizações “over the air”. Pode acessar o manual do proprietário, consultar o histórico de serviços, informações de garantia, solicitar a assistência 24 horas e localizar concessionárias. Conta também com agendamento de serviços on-line, serviço leva e traz e monitoramento inteligente da vida útil do óleo.

As experiências personalizadas incluem o Ford Concierge, disponível sempre que o cliente precisar; o Ranger Expert, especialista treinado para tirar dúvidas, oferecer dicas e sugestões de como extrair o máximo da picape; e o Guia 360, que traz todo o conteúdo do produto explicado de forma fácil e acessível.

 

 

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