Importados da Itália, veículos chegam ao mercado nacional com novo motor e cinco versões (três furgões e duas vans)

Por Mauro Cassane

Foto: Fiat, divulgação

Com o lançamento da quarta geração de vans e furgões Ducato, a Fiat quer que o modelo tenha o mesmo protagonismo no mercado nacional que seus veículos comerciais mais leves como Strada, Toro e Fiorino (os dois primeiros lideram as vendas deste segmento no País  e a Fiorino fica em oitavo lugar). Dando-se o devido desconto que a picape pequena Toro, na verdade, embora tenha caçamba, normalmente é mais utilizada por consumidores de automóveis.

Até o primeiro trimestre deste ano a Ducato vendeu apenas 21 unidades. Muito pouco quando se observa números expressivos de seus concorrentes diretos: Renault Master lidera com 1.934 emplacamentos, seguido pela Transit, da Ford, com 824 e, em terceiro, Citroën Jumpy, com 652 unidades.

Sprinter, da Mercedes-Benz, e Daily, da Iveco, correm por fora com volumes na faixa de 300 unidades acumuladas neste primeiro trimestre. A Fiat incrementou o produto (que tem a mesma plataforma e trem-de-força da Citroën Jumper e da Peugeot Boxer) e com vistas a ver esse modelo ganhando musculatura de vendas neste segmento.

Aliás, neste mercado específico de vans e furgões de maior volume, a Stellantis (dona de Fiat, Citroën e Peugeot), embora com boa performance de vendas com seus comerciais leves menores, ainda não conseguiu emplacar seus produtos. Neste ano Jumper (Citroën) vendeu apenas 13 unidades e a Boxer (Peugeot), 26. Número muito próximo à performance de vendas da própria Ducato.

O jogo, contudo, pode virar a favor da nova geração da Ducato que chega com preços mais competitivos:

Veja tabela de preços divulgadas pela Fiat:

Ducato Cargo: R$ 245.990

Ducato MaxiCargo: R$ 249.990

Ducato Multi: R$ 261.490

Ducato Minibus Confort: R$ 309.990

Ducato Minibus Executivo: R$ 319.990

Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul, acredita que essa quarta geração da Ducato, mesmo sendo importada da Itália (naturalmente sujeita às variações cambiais), tem boas chances de competir com modelos concorrentes produzidos na América do Sul. O executivo também explicou a ausência de modelo chassi-cabina e da transmissão automática: “devido à nossa leitura de mercado, entendemos que o volume não justificaria termos esse modelo e, tampouco, a transmissão automática neste momento. Mas se o mercado demandar, em volume que justifique, temos condições de trazer com rapidez”.

Design mais moderno

A nova geração do Fiat Ducato traz na dianteira novos faróis com DRL em uma posição mais elevada (para protegê-los de pequenas colisões) e, também, novo para-choque tripartido. As rodas são de aço (sem calotas) e o veículo vem com barras de proteção lateral e proteção da caixa de rodas.

As portas traseiras se abrem em ângulo de até 270º (facilita docagem) e a porta lateral, como é típico deste modelo, abre-se no modo deslizante por trilhos.

Já o trem-de-força é o mesmo que já equipa suas primas Boxer e Jumper: Turbo Diesel de 2.2L, 140 cv de potência e 340 Nm de torque e transmissão manual de seis velocidades (a sexta é Overdrive).

Um facilitador, que favorece a boa dirigibilidade, é a posição de alavanca de marchas mais elevada no painel (as trocas também são macias e curtas). Ar-condicionado de série, tomada 12v, encosto rebatível que vira mesa multifuncional, painel de instrumentos digital e banco do motorista com regulagem de altura, inclinação e ajuste lombar completam o pacote conforto.

A nova Ducado vem equipada com a função, cada vez mais usada em automóveis, Start Stop, que desliga o veículo no momento de uma parada momentânea e retoma as rotações do motor quando acelerado (tecnologia que contribui para economia de combustível). A novidade também chega com itens cada vez mais consagrados em veículos comerciais como Hill Assist, piloto automático, limitador de velocidade, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TC) e, uma novidade, o LAC, um controle adaptativo de carga que mede o centro de gravidade para garantir a estabilidade lateral do veículo.

Versões

O Novo Ducato chega com cinco versões: Cargo 11,5 m3, Cargo 13 m3, Multi 13 m3, Minibus Executivo com 17 lugares e Minibus Comfort com 19 lugares (veja tabela de preços acima).

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