Mais de mil trabalhadores atuam na construção da via, que é feita pela Rumo

Redação TranspoData

Foto Rumo, Divulgação

A Rumo concluiu em fevereiro a construção de aproximadamente três quilômetros de trilhos da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio, em Rondonópolis (MT). Após um ano de terraplanagem e a construção de um viaduto, os trilhos agora formam os primeiros quilômetros da linha tronco e de uma auxiliar de descarga de insumos.

A construção vai viabilizar o início do recebimento de materiais, via modal ferroviário, para a execução da nova ferrovia que conectará o Sul de Mato Grosso à Cuiabá e ao Médio-Norte. Serão 743 quilômetros que integrarão o estado à rede ferroviária federal, ao mercado industrial e consumidor de São Paulo e ao principal complexo portuário do hemisfério sul, o Porto de Santos (SP).

Para entregar os três quilômetros de trilhos foram utilizados 3.334 dormentes de concreto e 1.745 de madeira, dois aparelhos de mudança de via e 20 barras de trilhos, cada um com 312 metros. “Esses primeiros trilhos simbolizam um novo capítulo na história da infraestrutura nacional. Mesmo sendo uma autorização estadual, a Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo nasce com a vocação de impactar a economia nacional, ao construir um dos modais logísticos mais eficientes para o estado, que é símbolo do agronegócio”, analisa Harley Silva, gerente executivo de implantação de obras ferroviárias da Rumo.

Além dos impactos econômicos positivos, a geração de empregos é outro grande legado da ferrovia. Análises do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso apontam um choque de desenvolvimento na fase de implantação dos trilhos entre o Sul, capital e Médio-Norte do estado.

Somente na fase de construção do empreendimento é estimada a geração de 186 mil empregos em Mato Grosso. Desse total, 105 mil devem ser diretos, 41 mil indiretos e 40 mil induzidos, ou seja, aqueles gerados por conta da melhora da renda das famílias mato-grossenses, que irá aumentar e criará mais empregos. “Essa transformação está em andamento. Somando os profissionais envolvidos na construção do primeiro viaduto ferroviário de Rondonópolis e mais a quantidade de trabalhadores nas etapas atuais, já garantimos neste primeiro ano mais de 1.200 empregos”, comenta Tiago Proba, gerente de cultura, atração, diversidade e marca empregadora da Rumo.

Recentemente, foi anunciada a realização de cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e do Instituto Euvaldo Lodi. A iniciativa visa selecionar, recrutar e capacitar profissionais que possam executar atividades na construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio Vuolo.

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