Evento recebeu mais de 74 mil visitantes e ultrapassou R$15 bilhões em negócios realizados

Mauro Cassane

Fenatran, Divulgação

Quem visitou a 24ª edição da Fenatran, em qualquer dia, já desconfiou. De 4 a 8 de novembro, na São Paulo Expo, a estimativa é de cercade 12 mil visitantes por dia. Feira lotada. De acordo com os organizadores, esta edição do evento bateu recorde de público e negócios. Entrou para a história. 74 mil visitantes foram ao evento e, muita gente, fez negócio lá mesmo. Somadas, as vendas de produtos e serviços ultrapassaram R$15 bilhões. Segundo levantamento realizado pela RX do Brasil, empresa organizadora do evento, o resultado superou os R$9.5 bilhões de faturamento da edição de 2022. Em relação aos participantes de outros países, passaram pelos pavilhões do São Paulo Expo mais de duas mil pessoas de 53 países, sendo sua maioria do Mercosul, como Argentina, Uruguai, Chile e Peru.

Para Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da Fenatran, tanto o número de participantes quanto o volume de negociações excederam a expectativa da organização. “Os resultados alcançados este ano nos trazem um grande desafio: em 2026, queremos ser ainda melhores. Vamos ousar, inovar e buscar o que há de melhor para atrair os expositores e visitantes. E já começamos a trabalhar nisso”, complementa Thiago. A próxima edição está confirmada e marcada para o período de 09 a 13 de novembro, de 2026.

As montadoras aproveitaram o evento para apresentar suas novas tecnologias voltadas para redução de emissões que vão ditar o futuro da mobilidade rumo à descarbonização, além de seus mais recentes lançamentos em termos de serviços, locação, entre outros. A tônica foram os caminhões elétricos, mas tecnologia a gás e biodiesel também estão prontas e, sob o ponto de vista de preços, são bem mais em conta que as opções elétricas.

A Volvo alcançou R$3 bilhões em negócios gerados até o início da tarde de sexta-feira, 8 de novembro. O montante engloba a venda de caminhões, planos de serviços, seguros, consórcio, além da locação de veículos. Já a Scania anunciou a venda de dois mil caminhões no evento.

“A Fenetran 2024 superou todas as nossas expectativas, que já eram muito elevadas. Foi uma exposição com recordes em todos os indicadores, inclusive de negócios fechados pelas nossas associadas. Mas foi ainda mais marcante pelo nível de tecnologias apresentado, que sem dúvida impressionou os visitantes nacionais e estrangeiros. Sustentabilidade, segurança, conectividade e conforto são a marca dos novos produtos feitos no Brasil, e eles precisam ocupar um espaço cada vez maior na frota circulante; daí a importância de uma política de inspeção veicular e de renovação de frota,” afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

A RX também promoveu rodadas de negócios nos dias 05 e 06 de novembro. Com a participação de 60 expositores e 17 empresas compradoras, foram realizadas 102 reuniões que devem gerar negócios no valor de 98 milhões de reais para os próximos 12 meses. Entre compradores, participaram empresas líderes de mercado, como DHL, BYD, Eldorado Brasil Celulose, JBS transportadora, PEPSICO, entre muitas outras.

A indústria de implementos rodoviários promoveu R$4 bilhões em negócios ao longo do evento, um avanço de 14% no valor apurado na edição anterior, que foi de R$ 3,5 bilhões. “Meio bilhão a mais em vendas é um aumento bastante expressivo e amplia ainda mais a posição da FENATRAN como o maior polo de atração de negócios do setor de transporte de cargas da América Latina”, comemora José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

O segmento foi representado por 58 empresas dentro dos pavilhões do São Paulo Expo, 12 a mais que na edição de 2022. Uma das estreantes, a Sergomel, especializada em equipamentos para transporte de carga rodoviária, canavieira e florestal, celebra o sucesso da sua participação. “A nossa estreia superou as expectativas, conseguimos originar vendas relevantes, totalizando 104 equipamentos, com negócios gerados em torno de R$ 41 milhões, número que pode aumentar no pós-evento”, diz Antônio Marcos Dandaro, CEO da Sergomel.

De acordo com Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além de diversas autoridades e representantes de empresas e entidades de todo o país, mostrou a relevância e sucesso da Fenatran. “Mais uma vez, vimos confirmada a tradição do maior evento do Transporte Rodoviário de Cargas da América Latina, celebrando o avanço e a inovação tecnológica no setor. Este é sempre um momento especial para a NTC&Logística, pois nossa missão é valorizar e fortalecer a cadeia produtiva do transporte de cargas e logística”, diz.

Rebuzzi ressalta ainda que o segmento é o elo essencial e estratégico que conecta as regiões do Brasil e impulsiona a economia nacional. “Quero expressar meu agradecimento pelo trabalho da RX do Brasil na condução impecável de mais uma edição da feira, além do apoio fundamental da ANFAVEA e a ANFIR. É uma honra para a NTC&Logística fazer parte dessa trajetória e contribuir para o desenvolvimento de nosso setor”, conclui.

Experiência Interativa

Além de apresentar as principais tendências para o mercado de transporte de cargas e logística, o evento contou com mais uma edição do Fenatran Experience. A atração, realizada em um circuito exclusivo na área externa dos pavilhões, permitiu aos visitantes testarem caminhões e veículos comerciais das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Ao todo, foram realizados 2.500 testes em 18 veículos de diferentes tipos e tamanhos, com motores à combustão, elétricos e movidos a gás. O projeto foi patrocinado pelas empresas Addiante e Eaton, e teve a Petrobrás como combustível oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here