Volkswagen Constellation 24.280 6x2

O mercado de caminhões vem se recuperando desde a Fenatran realizada em 2017, após ter sofrido uma queda de 187,1 unidades licenciadas em 2012 para 50.162 unidades em 2017. As vendas concretizadas após a edição passada refletiram no resultado de 2018 elevando o número de licenciamento para 74.058 caminhões, ao ponto de as previsões mais otimistas projetarem um fechamento acima de 100 mil unidades. Esse número poderá ser concretizado caso o mercado siga no ritmo crescente que vem sendo registrado nos últimos meses.

“Atravessamos um momento complicado, mas felizmente o mercado está reagindo. Talvez, em em breve, seja possível voltar ao patamar de 150 mil unidades”, ressaltou Luciano Cafure, gerente de marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O executivo destacou a dinâmica dos segmentos de leves e pesados ao citar a expansão das cidades associada às restrições de circulação e realocação dos centros de distribuição para fora dos centros urbanos, que favorecem o aumento de venda dos modelos leves (quase 30%). “Porém, existe a necessidade de levar mais carga por viagem, elevando assim a procura por veículos pesados (que representam 50% do mercado)”, acrescentou.

VW Delivery V-Tronic com caixa automatizada é a novidade para o segmento urbano

Com base nesse cenário de boas perspectivas, a Volkswagen anunciou uma série de inovações dos modelos leves aos extrapesados. O pacote inclui novas transmissões automatizadas e tecnologias, itens de acabamentos para oferecer mais conforto aos motoristas, eficiência e economia aos frotistas. Na linha leve as novidades começam com uma versão do Delivery 11.180 4×4 para serviços off-road, e chega até os pesados com o Constellation 24.280 com transmissão automatizada e o MAN TGX 28.440 com opção de suspensão pneumática.

VW Constellation 25.360 ganha nova configuração técnica que inclui cabine teto alto, transmissão automatizada de série e para-choque pintado na cor da cabine

Entre as novidades apresentadas na Fenatran pela montadora constam duas opções para a linha Delivery com transmissão automatizada: o V-Tronic 9.170 e 11.180 (para 9 e 11 toneladas de PBT, respectivamente). A caixa é a Eaton EAO-6106 com seis velocidades, sendo a última marcha overdrive, característica que contribui para a economia de combustível. O motorista tem também a opção da condução no modo manual, expediente bastante útil em situações específicas em que se necessita de mais ou de menos potência.

Outro recurso é o assistente de rampa, que segura o caminhão por três segundos sem pisar no freio nas partidas em aclives. O sistema funciona também em marcha à ré.

Família de caminhões vocacionais e rodoviários VW Constellation e o extrapesado MAN TGX

Ainda na linha leve, o grande destaque da montadora é o Delivery 11.180 4×4, para operações fora de estrada como hidrelétricas, manutenção de linhas de energia e carro de apoio para mineração, construção civil e agronegócio. Seus ângulos de ataque e saída são superiores e superam os 30º, o que representa um ganho de 52% em relação a versão anterior. O veículo é disponível com entre eixo de 4.000 mm, plataforma de carga de 5.600 mm e foi desenvolvido para permitir o uso como reboque. Os pneus são de uso misto e são itens de série. Farol de milha, grade dianteira e guincho elétrico são itens opcionais. A previsão é que modelo chegue ao mercado no primeiro semestre de 2020.

Volkswagen Constellation 24.280 6×2

Na linha Constellation foram incorporadas diversas inovações. O 24.280, por exemplo, recebeu nova caixa de transmissão automatizada Eaton MHD de dez velocidades que, segundo a VW, pode gerar economia de combustível de até 3%. Entre as melhorias desta transmissão estão o assistente de partida em rampa Easy start, o sensor de inclinação que auxilia na manutenção da rotação, sistema de troca inteligente e função manobra automática, que também contribui para a condução econômica. Os modelos Constellation 17.280 e 30.280 também passaram a ser equipados com essa transmissão.

Volkswagen Delivery 11.180 4×4 é a novidade para o segmento fora de estrada

Os pacotes de acabamento da linha, Prime e Robust, também trouxeram inovações. Na linha Prime as novidades são os bancos revestidos com tecidos impermeáveis e equipados com suspensão automática. A cama passa a ter 1,90 m e o painel de instrumentos ficou mais fácil de ser acionado. O Constellation Prime está disponível nas motorizações de 230, 280, 330, 360 e 420 cv. Já no pacote Robust, as novidades são os bancos em vinil, o novo para-choque curto em plástico, painel, assoalho e portas laterais com novas tonalidades para facilitar a limpeza diária.

O Constellation 25.360, além do pacote Prime recebeu ampliação em suas configurações técnicas. Entre elas cabine leito com teto alto, transmissão automatizada V-Tronic de 16 marchas e versão manual como opcional. Entre as novidades, o modelo passa a contar com para-choque na cor do veículo, farol auxiliar, espelho retrovisor principal com regulagem elétrica, travamento das portas e levantamento dos vidros também elétricos, além de rádio CD-Player Blueetooth com entrada USP e auxiliar.

A família de caminhões vocacionais Constellation Robust teve o portifólio ampliado com os modelos 14.190, 17.190, ambos equipados com motor D08 de 4 cilindros, 180cv de potência e torque de 700 Nm. Esse motor tem sistema EGR de tratamento de gases. A caixa de marchas é a Eaton FS 5406-A de seis velocidades.

Volkswagen Constellation 26.260 8×4 para implemento betoneira e o 24.260 6×2 lançado em maio deste ano com o pacote Robust

Para o segmento de construção, a montadora apresentou o 26.260 8×4, equipado com rodas de alumínio e modificações na motorização (MAN D08 de seis cilindros 256cv e 900 Nm), transmissão (manual de 9 marchas ZF 9S), cabine, suspensões, chassi e periféricos que resultaram em redução de peso – em relação a versão anterior – podendo transportar 8m³ sem ferir a lei da balança.

Para a linha MAN TGX a novidade é a suspensão pneumática como item opcional para o cavalo mecânico TGX 28.440 6×2. O modelo é equipado com motor MAN D26 de seis cilindros e 12,4 litros e torque de 2.200Nm, transmissão automatizada MAN TipMatic, de 16 velocidades, freios de serviço a tambor nos eixos dianteiros e traseiros e cabine de 84 cm. A adoção da nova suspensão foi uma solicitação dos clientes e foi incorporada no conceito de soluções sob medida da fabricante.

MAIS OPÇÕES

MAN TGX 28.440 ganha opção de suspensão pneumática

O cavalo mecânico MAN TGX 28.440 6X2 será comercializado também com suspensão pneumática, segundo a VW a pedido de clientes. Com motor de 12.4 litros, sua transmissão é uma unidade automatizada de 16 velocidades. Já o Constellation 24.280 passou a ser disponibnilizado com caixa de câmbio automatizada que agrega novos recursos. E a família de caminhões vocacionais Constellation Robust teve o portifólio ampliado com novas versões

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