As restrições impostas pelo poder público à circulação das pessoas em razão da pandemia do coronavírus teve impacto muito forte no transporte coletivo, em especial, no urbano, que opera com baixos níveis de ocupação. Preocupadas em participar do processo de recuperação da confiança do usuário, as principais fabricantes de carrocerias do país desenvolveram tecnologias sanitárias que reduzem a índices mínimos a presença de vírus e bactérias no interior dos ônibus.

A partir da sua divisão de inovação Next, a Marcopolo lançou uma série de soluções de biossegurança também aplicáveis aos modelos Volare e Neobus. Dentre elas, sanitário com luz ultravioleta para desinfecção do ambiente, cortinas antibacterianas, capas antibacterianas nas poltronas, dispositivos com álcool em gel nas portas de acesso, sistema de ar-condicionado com luz ultravioleta que possui ação antimicrobiana, auxiliando na desinfecção e na qualidade do ar em circulação nos veículos; FIP Onboard, sistema que usa névoa seca para desinfecção do interior do ônibus, e kit de proteção para motoristas e cobradores. Para demonstrar as vantagens e benefícios aos clientes e usuários, a empresa montou um ônibus com todas as novas soluções, com qual realiza um roadshow pelos principais mercados atendidos, no Brasil e no exterior.

Outro sistema da Marcopolo é o Safe Check-in, um totem de autoatendimento. A ferramenta de triagem possui leitor de temperatura, verificação do uso de máscara, dispenser de álcool gel automático e validador de acesso via QR Code, que pode ser customizado ao sistema de qualquer empresa. O equipamento pode ser implantado em empresas de transporte de passageiros, terminais e aeroportos, além de ambientes comerciais e corporativos. O sistema iniciará operação com passageiros em Porto Alegre e no Rio de Janeiro com empresas operadoras.

Desde a colocação das soluções no mercado, a Marcopolo já concluiu três vendas para o exterior, totalizando 144 ônibus. O mais recente foi para Angola, com 130 unidades. Os negócios anteriores envolveram 13 unidades para o Chile e uma para a Argentina.

Revestimento seguro – A Caio Induscar, em parceria com a Chroma-Líquido Tecidos Tecnológicos, homologada exclusiva da Rhodia, desenvolveu soluções para o revestimento de poltronas, pega-mãos e balaústres. O tecido em fio de poliamida possui ação antibacteriana e antiviral. O produto está disponível para uso nos ônibus urbanos da Caio e nos rodoviários da Busscar.

Análises e testes apresentados pelo fabricante demonstram que se o revestimento receber o toque de mãos, peças de vestuário ou microgotas de espirro contaminados por vírus, o mesmo perderá o seu poder contaminante, tornando-se inativo. Isso, segundo a empresa, impede a contaminação cruzada, ou seja, o contágio de uma pessoa ao tocar no mesmo local que uma contaminada. Além de biosseguro, o tecido é definido como resistente a condições extremas de utilização, como atritos e higienizações constantes, inclusive lavagens, mantendo sua eficiência.

A Caio também desenvolveu um kit de opcionais, incluindo proteção de vidro para o motorista e cobrador, evitando o contato direto com os passageiros. Para os passageiros, há duas soluções: sanefa transparente nos assentos preferenciais, com o objetivo de isolar e proteger pessoas que se enquadram nos grupos de risco; e poltronas demarcadas por capas na cor vermelha, produzidas em material de fácil higienização, que podem indicar os assentos a não serem ocupados, para manter o distanciamento social necessário. Outros itens são higienizador de mãos e equipamento para aferição de temperatura para instalação na entrada dos veículos.

Segurança no ar – Outro investimento em medidas sanitárias tem origem na Irizar. A empresa equipa seus ônibus com o sistema de climatização Hispacold, uma das empresas do grupo, que possui exclusivo sistema de renovação de ar automático a cada três minutos em média. Também possuem o exclusivo purificador de ar Eco3 para remoção de germes, bactérias e vírus pelo uso de íons de ozônio de forma controlada no interior do sistema de climatização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here